SEJAM BEM VINDOS AO SITE DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE JERICOACOARA. SEJA UM PARCEIRO E CONTRIBUA PARA O SOCIAL DA VILA

EVENTOS JERICOACOARA

ATENÇÃO MORADORES, O COGERH - COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, convida a todos para o I SEMINÁRIO PARA REGULARIZAÇÃO DE USOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO COREAÚ ( litoral leste ). DIA: 23.04.2014 HORÁRIO: 9 AS 12HS LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE ATENDIMENTO A CRIANÇA E...
O projeto Encontros Socioambientais com Lenine - Música e Sustentabilidade numa só nota, com o patrocínio da Petrobras, traz o cantor à Jericoacoara em apresentação musical única e gratuita. Projeto Anfitrião: Pesca Solidária Data: 19.04.2014 - 20:30hs Local: Praça de Jericoacoara Entrada...
Em sua 5ª edição o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresentará em Fortaleza, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais...

AGENDA DE REUNIÕES 2014

São reuniões da diretoria onde a população poderá levar suas críticas, sugestões para melhorar a organização na vila de Jericoacoara.

Sempre as 19:00hs.

Sejam Bem-Vindos ao site do CONSELHO COMUNITÁRIO DE JERICOACOARA.

O Conselho Comunitário de Jericoacoara foi criado/fundado em 23.12.1984 em consonância com a criação por decreto da A.P.A. de Jericoacoara, no mesmo ano.
 
Somos uma entidade sem fins lucrativos que foi declarada de utilidade pública no dia 02/07/1996 de acordo com a lei estadual n° 12.602 e federal em 11/09/1998. Estamos situada na belissima praia de Jericoacoara que já foi eleita uma das dez mais belas do planeta.

Desde então vem pautando suas ações na defesa intransigente dos interesses da comunidade de Jericoacoara e na busca incessante de alternativas para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da nossa comunidade.

É sabido que Jericoacoara hoje destaca-se no cenário turístico estadual, nacional e internacional, situando-se como ponto de visitação obrigatório de turistas, principalmente estrangeiros.

O Conselho Comunitário de Jericoacoara tem focado sua atuação na conciliação da ocação turística local e a preservação do meio ambiente e da cultura da comunidade.

 

AMO JERI POR ISSO EU CUIDO

Pensando em como alguns visitantes - por falta de informação - tratam inadequadamente o uso de nossa praia, fizemos 10 sugestões que se seguidas, vai melhorar muito a qualidade de vida de quem mora e de quem visita Jericoacoara.

 

A idéia de Paula Salles Hernandez foi executada pela turmado do curso de Cozinha do SENAC. E agora, por iniciativa de um grupo de moradores encabezados pela Iracema Dagan, cada pousada e restaurante  em Jeri vai imprimir essa 10 sugestoes e colocar num local visível (cardápio, quadro de aviso,etc) contribuindo assim para sua divulgação.

 

AS 10 SUGESTÕES


1 - Deixe seu carro (ou moto) no estacionamento ou mesmo em Jijoca. Você está num Parque Nacional: Zele pela Natureza.

2 - Cuide de seu lixo: você é o ùnico responsável pelo resíduo que produz.

3 - Não leve conchas, pedrinhas ou plantas do Parque Nacional; outros visitantes têm direito de encontrar a natureza intacta.

4 - Ao sair da pousada desligue a luz, o ar e feche bem as torneiras: a 
água é um bem comum e todos devem ter acesso.


5 - Conheça a cultura local assim voce interage com as pessoas e a história do lugar.

6 - Gentileza gera gentileza (poeta Gentileza).

7 - Contrate somente serviços locais credenciados, para ter onde reclamar caso algo saia errado.

8 - Respeite o silêncio. Seu estilo musical pode não ser o do vizinho; jamais use música alta na rua. Outras pessoas vieram à Jericoacoara para ouvir os sons da natureza.

9 - Programe seus compromissos para sair no horário desejado.

10 - Uma viagem consciente enriquece suas férias e contribue para um Turismo Sustentável.

     

 Siga essas sugestões e Seja muito Bem vindo à Jericoacoara!!!

 

 

A SERVIÇO DA COMU​NIDADE

 

PROJETO PROPOSTO PELO CCJ A COMUNIDADE COM A COORDENAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO INTA SOBRAL-CE.
DEIXE SUA OPINIÃO.
infoccjeri@gmail.com

 
 
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Atividades educativas em Medicina Veterinária:
Atendimento, posse responsável e controle populacional de cães e gatos em Jericoacoara - CE


EQUIPE EXECUTORA
Prof. Ms. Wendell Goiana;

Alunos de graduação do Curso de Medicina Veterinária - 9º e 7º semestres do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.


INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
 
A relação entre seres humanos e animais, vêm sendo intensificada há muitos anos, onde a convivência entre ambos tem se tornado cada vez mais estreita. O homem mantém animais em seu convívio por diversos motivos, tais como animais de produção, trabalho e animais de companhia. Na maioria das cidades, os animais de estimação são principalmente cães e gatos. A falta de conscientização sobre a guarda responsável destes animais, leva a uma procriação excessiva, gerando um número grande de animais não-domiciliados ou errantes, que constitui um problema de saúde pública de proporções elevadas em centros urbanos.
 
 
O problema se agrava, dada a incrível capacidade de reprodução dos cães e gatos.
Animais não-domiciliados podem causar diversos transtornos. Dentre eles: acidentes de trânsito, agressão a seres humanos, contaminação ambiental e transmissão de zoonoses, como a toxoplasmose, ancilostomose, toxocariose, leptospirose, leishmaniose visceral e raiva.
 
 
Para a diminuição da população animal, é fundamental o controle reprodutivo, principalmente por meio da esterilização cirúrgica, cujas técnicas são a ovariohisterectomia em fêmeas e a orquiectomia em machos, promovendo a incapacidade reprodutiva instantânea e irreversível. A população de cães e gatos tem crescido de forma desordenada dada a carência de programas governamentais e sociais destinados ao controle do número destes animais.
 
 
o aspecto humanitário e o apelo à melhoria da saúde publica são duas justificativas consideráveis para se tomar atitudes visando à resolução do problema da superpopulação de cães e gatos. A maioria dos municípios brasileiros, que possuem uma política de controle populacional de cães e gatos, opta pelo sacrifício e no Brasil, a cada hora são eliminados 54 animais. Entretanto, o sacrifício esbarra em questões éticas, já que não é visto com bons olhos pelas entidades de proteção animal e por boa parte da população. Adicionalmente, está demonstrado que este método não é eficaz quando empregado isoladamente, pois não atinge a raiz do problema. O custo da captura, transporte, alojamento, sacrifício e disposição do cadáver animal é duas a quatro vezes maior que a vacinação, vermifugação, identificação e castração cirúrgica.

 
 
OBJETIVOS
• Objetivo geral
Realizar práticas educativas em Medicina Veterinária de cães e gatos, nas grandes áreas de clínica médica, controle e educação em zoonoses, controle populacional e posse responsável de cães e gatos em Jericoacoara.

• Objetivos específicos
1. Atendimento clínico a cães e gatos de proprietários de baixa renda do município;
2. Palestras educativas sobre zoonoses transmitidas por cães e gatos em escolas de ensino fundamental e associações de moradores;
3. Palestras educativas sobre controle populacional e posse responsável de cães e gatos em escolas de ensino fundamental e associações de moradores;
4. Cirurgias de castração em cães e gatos com o objetivo de controle populacional de animais errantes;

 
 
CONTROLE POPULACIONAL

Questões relativas às populações de cães e gatos apresentam importância, por serem mantidos em estreito contato com os seres humanos. Programas de controle populacional de cães e gatos, normalmente envolvem associações de estratégias de intervenção, incluindo procedimentos como eutanásia e esterilização, além de sanções legislativas e de educação.
 
 
O registro e identificação, o controle da reprodução, a conscientização sobre a guarda responsável dos animais de estimação e a legislação municipal pertinente, são os pilares do controle populacional de cães e gatos. O registro e identificação animal, relacionando os animais com seus proprietários, são essenciais para o sucesso destes programas. Experiências de vários países demonstram que o investimento no controle da reprodução animal e em educação para a população é o meio mais efetivo e aceito pela sociedade, visando o controle populacional de cães e gatos. Paranhos (2002) relatou que 93% da população é favorável ao recolhimento dos animais de rua, e apenas 6% aceita a eutanásia como medida de controle populacional.
 
 
Na área de saúde, esses animais participam na cadeia epidemiológica de zoonoses como raiva, a leishmaniose visceral e o complexo Larva migrans visceral/toxocariose. São responsáveis por produção de dejetos como fezes e urina, promovendo um aumento da população de moscas e ratos, além da contaminação da água e alimentos por agentes patogênicos. O controle destas populações é fundamental para o controle das zoonoses e agravos, causada por estes animais, além de auxiliar na promoção da saúde humana e ambiental.
 
 
A educação das crianças e adultos, deve enfatizar que a prevenção é o método mais eficiente para o controle populacional de animais. O proprietário responsável deve adotar procedimentos que garantam não só a saúde e o bem-estar do animal, como a todos de seu convívio. Cuidados como vacinação, vermifugação, domicílio, socialização, educação, higiene e o controle reprodutivo são indispensáveis na prevenção de zoonoses, agravos e abandono de animais. Desta forma, o investimento, em um programa de saúde animal gera resultados diretos para a saúde humana.

 
 
OPÇÕES PARA CONTROLE POPULACIONAL

Esterilização cirúrgica

Os benefícios da esterilização cirúrgica envolvem tanto o controle populacional, como os benefícios médicos e comportamentais deste procedimento. A ovariohisterectomia e a orquiectomia são, ainda, as melhores armas para o controle populacional pela vantagem de promover infertilidade imediata e irreversível. Estas técnicas são consideradas procedimentos simples em animais saudáveis, com baixa incidência de morbidade e mortalidade.
 
 
A técnica da ovariohisterectomia é a recomendada para esterilização de cadelas e gatas e possui vantagens sobre técnicas como a ligação das tubas, ovariectomia ou histerectomia. A remoção do útero, cérvice e ovários, excluem qualquer desenvolvimento subseqüente de doença uterina. Possui ainda a vantagem de reduzir substancialmente o risco de neoplasias mamárias, se realizada antes do primeiro ou segundo ciclo estral.

 
 
INÍCIO DAS ATIVIDADES

As atividades serão iniciadas no mês de Setembro do corrente ano, sendo o período de duração das atividades por 12 meses. A equipe visitará Jericoacoara com a freqüência de 1 (uma visita) a cada 30 dias, onde a visita terá um período de duração de 3 dias.

 
MATERIAL FORNECIDO PELA INSTITUIÇÃO

- Profissionais e alunos capacitados a desenvolver as atividades propostas;
- Material de atendimento clínico à cães e gatos;
- Material cirúrgico para realização das cirurgias de castração;
- Material informativo sobre as atividades educativas desenvolvidas, tais como controle de zoonoses, posse responsável e controle populacional de cães e gatos;
- Deslocamento da equipe do município de Sobral para Jericoacoara;

 
 
CONTRA-PARTIDA DE JERICOACOARA
 
- Acomodações adequadas para a equipe de professores e alunos;
- Alimentação durante o período de visitas;
- Local adequado para atendimento clínico e realização das cirurgias de castração;
- Apoio logístico dentro de Jericoacoara para visitas à escolas e associações de moradores;
- Convênio com a instituição.

PROGRAMAÇÃO PARA A SEGUNDA VISITA (Janeiro ) 

Em aberto!

 

 


 

30 dicas para cuidar do planeta

  

  1. Crianças, chame sua turma e peça a ajuda de adultos para limpar uma área livre de seu bairro, espalhem placas para ninguém jogar mais lixo ali.

  2. Quando for à praia, leve um saquinho e traga o lixo para casa.

  3.  Não jogue lixo na rua e diga para ninguém fazer isso.

  4.  É legal limpar sempre a sujeira que seu cão faz na rua.

  5.  Muitas coisas que você joga fora podem ser transformar em brinquedos ou objetos úteis. Uma lata vira porta-lápis, uma garrafa se torna um vaso e sacolas de plástico são ótimos sacos de lixo.

  6.  Em casa, evite objetos descartáveis.

  7.  Leve sacola para o supermercado para não precisar pegar mais saquinhos plásticos.

  8.  Não desperdice papel. Escreva dos dois lados da folha e aproveite envelopes e caixas.

  9.  Pratique reciclagem.

  10.  Escove os dentes sempre com a torneira fechada.

  11.  Só molhe as plantas com regador, se possível à noite ou no fim da tarde.

  12.  Nunca aperte a descarga por muito tempo.

  13.  Não fique um tempão enrolando no banho. 

  14.  Na hora de lavar a louça, ensaboe tudo e enxágüe depois.

  15.  Use o balde para ajudar seus pais a lavar o carro e a calçada.

  16.  Nunca deixe a luz acesa ao sair de um lugar. Desligue também a TV, o computador, o som e o videogame.

  17.  Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural.

  18.  Não deixe a porta da geladeira aberta por um tempão.

  19.  No calor, ajuste o chuveiro para a posição verão.

  20.  Plante arvores em lugares como praças, quintais e calçadas.

  21.  Deixem em casa, locais com quintal com terra, ajuda a absorve a água da chuva.

  22.  Nunca faça fogueiras em áreas verdes.

  23.  Avise ou denuncie as autoridades sobre incêndios florestais, comércio de animais silvestres e tudo o que for contra o meio ambiente.

  24.  Faça um jornal com a turma sobre meio ambiente.

  25.  Cuide da fachada da sua casa e escola.

  26.  Não ouça música alto demais ou outros ruídos que podem causar poluição sonora.

  27.  Divulgue para família, amigos e vizinhos sobre a importância de proteger o meio ambiente.

  28.  Sempre que puder ande de pé, de bicicleta e transporte público.

  29.  Sempre que puder pegue carona com os amigos.

  30.  Evite congestionamentos, lugares e horários com muito

 

Enquete

Qual o serviço público mais crítico em Jericoacoara

Saúde (42)
Segurança (10)

Total de votos: 65

Seja um parceiro do CCJ

 I MPRIMA A FICHA SÓCIO

PREENCHA E ENTREGUE NO CCJ.

PARA SER SÓCIO, BASTA MORAR HÁ 5 ANOS EM JERICOACOARA.

Notícias

19/01/2014 15:07
Hoje o CONSELHO COMUNITÁRIO DE JERICOACOARA teve...
05/01/2014 07:51
Para iniciar o ano de 2014 com o pé direito...
04/01/2014 16:35
No período de 28 de dezembro de 2013 a 05 de...
22/12/2013 10:15
Na data de ontem a Prefeitura de Jijoca de...
21/12/2013 13:27
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara fará show...
Itens: 11 - 15 de 110
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

PARCEIROS DO CCJ

 

Receba Notícias do CCJ

Fico sempre por dentro do que acontece no CONSELHO COMUNITÁRIO DE JERICOACOARA.

Requalificacao Urbana de Jericoacoara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Jeri Por CLEISON SILVA www.csfotografia.com.br

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973
5588 9914 8625 info@jeri.org.br