CERCADA POR PRAIAS E LAGOAS, JERICOACOARA É O MELHOR DESTINO PARA QUEM VISITA O CEARÁ

17/07/2015 12:42

Localizada a 295 quilômetros de Fortaleza, Jericoacara é um dos principais destinos turísticos do Ceará. Eleita a 4ª melhor praia do mundo pelo jornal americano Huffington Post, Jericoacora é o ambiente perfeito para o contato com a natureza e para a prática de esportes aquáticos, como Kitsurf, Windsurf e Stand-up Paddle. Quem já conhece, sabe que o local é mágico e que não dá vontade de ir embora. E, quem ainda não teve a oportunidade ir, já deve ter ficado com vontade quando viu fotos dos amigos tomando banho de lagoa nas famosas redes de Jeri, como é chamada carinhosamente.

Um dos charmes de Jericoacoara é porque trata-se de uma vila, com poucos moradores. No local, não há asfalto, toda a vila é cercada de areia. De dia, há diversos passeios possíveis e à noite, além das atrações musicais, a iluminação da Lua dá um toque especial. Para dar dicas sobre o lugar, passeios e hospedagem, o Ceará Viaja conversou com um morador de Jericoacoara para dar dicas de bons roteiros. Afinal, nada melhor do que um “local” para contar o que há de melhor na cidade.

O catarinense Gustavo Spíndola conheceu Jericoacoara em 2002 através de uma revista com fotos das famosas redes na Lagoa do Paraíso. Decidiu conhecer a cidade devido à sua beleza e há três anos reside no local. “Estava cansado da correria de cidade grande, muito estresse, trânsito, poluição… Acabei largando tudo e decidi mudar para Jeri e encarar novos desafios”, explica.

Atualmente ele vive do turismo no local, organizando passeios e hospedagem para os turistas. “Na maioria dos casos as pessoas estão realizando um sonho de conhecer Jeri e fazer parte disso não tem preço! Conheço pessoas todos os dias e na maioria das vezes ganho novos amigos”, conta satisfeito. A convite do Ceará Viaja, Gustavo Spíndola indica hospedagens e os melhores roteiros de passeios na região. Confira:

Pedra Furada
O passeio pode ser feito a pé ou de buggy/quadriciclo. Recomenda-se ir pela praia, com a maré baixa, para ver as piscinas naturais no caminho.

Lagoa Azul e lagoa do Paraíso
Sair do hotel às 9h em direção a praia do Preá, com uma parada na Árvore da Preguiça. Em seguida, o destino é a Lagoa Azul, onde a permanência ideal é de no mínimo 1h30 a 2h. Após isso, deve-se continuar o passeio ao encontro da famosa Lagoa do Paraíso, com suas tradicionais redes na água.

No local, há uma excelente estrutura de bares e restaurantes. Um deles, fica na Pousada Chez Lohan, uma opção também para quem desejar permanecer em Jijoca. Mas se preferir voltar para Jericoacoara, indica-se o caminho pelas dunas do Parque Nacional. Se for feito de quadriciclo será mais emocionante ainda!

Tatajuba
Sair do hotel às 8h30 pela praia até o Mangue Seco, onde é possível realizar um passeio de barco com duração de 30 minutos pelo Rio Camboa para apreciar os cavalos marinhos e os caranguejos siríacos (opcional). Depois seguir pela praia até a Vila de Guriú, onde faremos uma travessia de balsa até a outra margem do rio, para então seguirmos por uma trilha cercada de mangue.

Em seguida, percorre-se um longo trecho de praia até chegar na Tatajuba, onde há a famosa contadora de histórias Dona Delmira. De lá, segue até as dunas fixas e, finalmente, a duna do funil, um dos atrativos do passeio. E por último, o destino da maior atração: a Lagoa da Torta, onde encontra-se barracas com o famoso cardápio ao vivo.

Pousadas

 

Para quem deseja ir até Jeri, há diversas opções de hospedagens, com os mais variados preços. As mais badaladas do momento são: Essenza Hotel, com piscinas individuais, Araxá, Vila Kalango, Carcará e My Blue Hotel. Mas para quem deseja uma hospedagem com ótimo custo benefício, há a Senzala dos Amigos, com um bom atendimento e localização, além de café-da-manhã.

Apesar da beleza natural, Jericoacoara ainda precisa de cuidados. “A parte de infra-estrutura deixa muito a desejar. O posto de saúde nunca tem médico. Tem uma UPA recém construída, mas não temos ideia de quando será inaugurada. Outro fator que me deixa muito triste é a falta de conscientização sobre o descarte do lixo. Apesar dos esforços ainda se encontra muito lixo no parque. Acho que deveria ter uma fiscalização maior em relação a isso”, opina Gustavo Spíndola.

Fonte: Tribuna do Ceará

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br