CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO NA PRAIA DE JERICOACOARA DEVE ATRAIR O DOBRO DE TURISTAS ATÉ 2014

06/05/2011 23:37

Os preparativos para sediar um Mundial vão muito além de intervenções nas cidades-sede.  Pensando nisso, a Secretaria de Turismo do Ceará pretende facilitar o acesso a localidades e pontos de interesse fora da Capital. Serão realizadas uma série de ações para o Litoral Oeste, como duplicação de estradas, melhoria de infraestrutura, recuperação e tratamento de mananciais, dunas, lagoas e construção de novos aeroportos.

E na corrida por uma notoriedade turística em 2014 algumas cidades estão a um passo a frente das demais, seja por já possuírem uma boa localização e estrutura ou pelas belezas que possuem, como é o caso da praia de Jericoacoara, que fica a 313 km de Fortaleza.

Jeri, como é mais conhecida, é o que podemos chamar de um verdadeiro paraíso perdido. Para chegar lá são cerca de 5 horas de viagem de Fortaleza até o município de Jijoca e mais uma hora em veículo 4X4, já que é proibido construir estradas no local, que foi transformado em Área de Proteção Ambiental.

Mas mesmo com a atual dificuldade de acesso, a praia é famosa no mundo inteiro e já foi citada até pelo jornal americano The New York Times por suas belezas e encantos naturais. São dunas que guardam lindas lagoas e praias praticamente intocadas junto com um clima de vila de pescadores, com apenas 15 mil habitantes.

E quem vier conferir os jogos em Fortaleza, em 2014, e quiser conhecer  esse paraíso de perto vai ter a opção de chegar lá em cerca de uma hora, através do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, que já está na etapa de análise das propostas comerciais das empresas habilitadas para a concorrência. A obra, da Secretaria do Turismo, está avaliada em cerca de R$ 60 milhões e deve pôr o local entre as fortes concorrentes a ser uma das sub-sedes de Fortaleza. 

O aeroporto contará com áreas reservadas para alfândega e Polícia Federal, o que permitirá receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins, em Fortaleza.  Segundo a Setur, o aeroporto terá capacidade para realizar até 1.200 decolagens por ano, o que deve duplicar o  fluxo de turistas até 2014.



O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) chegou a questionar o projeto para a construção do aeroporto, mas o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema)  aprovou a emissão da licença prévia para a construção do Complexo Aeroportuário do Polo Turístico de Jericoacoara. A aprovação foi feita depois que a área onde seria construído o aeroporto foi modificada, não estando mais na zona de amortecimento do Parque Nacional de Jericoacoara, o que, para o Coema,  não vai causar impacto negativo na biodiversidade da área.

Fonte: De Olho em 2014.

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br