CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É DEVER DE TODOS

21/08/2011 10:07


Desde muito pequenos, todos os seres vivos, sentem que ele é decisivo para a vida.A influência que exerce sobre todos é total, mostrando que um depende do outro para sobreviver.

 

O Meio ambiente proporciona viver com qualidade de vida ou não, dependendo da ação que os seres vivos exercem sobre ele. Os animais vieram dotados de um senso de responsabilidade muito grande, uma vez que só utilizam o que precisam para sobreviver, identificando o quanto podem sugar de cada lugar em que habitam.

 

As plantas brotam em todos os lugares como que para mostrar o quanto sua ação é decisiva para garantir a sobrevivência dos demais. Tem, ainda, a função de absorver o gás carbônico, que em excesso, impediria a vida das demais espécies. É fator decisivo para embelezar o planeta com suas copas e flores, além de frutas que saciam a fome de muitas espécies.

 

Os seres humanos, infelizmente são destruidores. A maioria da população ignora que a manutenção de um meio ambiente saudável lhe garante uma melhor qualidade de vida.

 

É muito comum ver famílias que são incapazes de plantar uma árvore no seu pátio ou uma planta num vazo na varanda de seu apartamento, ou mesmo ter uma atitude de boa vontade para cuidar das plantas que estão na rua próximas de sua casa. Esquecem que sem as árvores, não há beleza, não há sombra para abrandar o calor do verão e promover a oxigenação do solo, através de suas raízes.

 

É preciso que pais e mães deem o exemplo para os filhos, evitando desperdícios, de qualquer natureza. Isto começa com os cuidados com a água, para tomar um banho, para levar calçadas e mesmo molhar um jardim, que deve ser sempre a noite e não durante o dia, quando o sol faz evaporar a água rapidamente.

 

É preciso organizar o lixo, separando os diversos tipos, possibilitando a reciclagem, ainda insipiente nas cidades brasileiras. Não dá mais para aceitar, que as pessoas não saibam, que não se pode jogar o lixo em qualquer lugar. As informações estão por todos os lados. Ainda, se encontram diferentes objetos boiando nos rios, contaminando a água que é tão preciosa para a vida.

 

As escolas precisam evoluir muito nos aspectos relacionados a sustentabilidade. O meio ambiente faz parte deste conceito e sem os devidos cuidados, cada vez mais catástrofes irão acontecer. É importante colocar este assunto na pauta dos trabalhos ou mesmo no currículo escolar, pois é através da correta informação e para o público infantil que será construído os alicerces para um futuro promissor.

 

O planeta terra tem pedido socorro. Não é mais possível suportar o que acontece, principalmente nas regiões mais carentes, onde tudo é jogado em qualquer lugar. Ainda se vê pessoas convivendo no meio da sujeira, sem o menor cuidado com os problemas que afetam a saúde.

 

É preciso arregaçar as mangas e partir para a luta. Se cada um cuidar do seu cantinho, o todo será beneficiado. Da mesma forma quando alguém perceber um desperdício ou mesmo uma ação destruidora ou prejudicial ao meio ambiente, tome uma atitude. Fale, explique, informe e peça apoio, pois a vida de todos está ameaçada.

 

As tragédias, que infelizmente tem acontecido, mostram claramente a ação destruidora do homem e a reação da natureza. É preciso cuidar, pois nada é tão belo e importante para o ser humano do que viver e usufruir das maravilhas que a natureza proporciona.

Cuidar do meio ambiente é obrigação de todos. Faz parte da vida de cada um. Cuide e defenda com ardor o meio em que você vive. Isto é viver e saber

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br