FESTIVAL DE TALENTOS - JERICOACOARA

21/10/2012 12:43

Na paradisíaca praia de Jericoacoara e também na cidade de Camocim uma nova geração de feras do windsurf surge

Nível dos atletas surpreendeu até os organizadores do evento fotos: Divulgação/ Cleison Silva

Recentemente, estive em Jericoacoara para conhecer mais de perto um dos maiores celeiros de atletas de windsurf no Ceará. A partir do contato com atletas como Ian Mouro, Edvan Sousa, Chico Bento e outros, descobri que não só ali, como no município de Camocim, muitos talentos despontavam para esse esporte que tem tradição em nosso Estado.

Mas eu não imaginava que o nível daqueles meninos fosse tão alto. E foi exatamente para isso que Levi Lenz e o campeão mundial de windsurf - categoria freestyle - Marcílio Browne reuniram amigos, empresários e apoiadores para juntos levarem a cabo um projeto que tem como objetivo mostrar esses talentos.

E a maneira que encontraram para colocar em prática esse sonho foi realizando um campeonato para a nova geração do windsurf cearense, onde os atletas poderiam mostrar suas habilidades para quem quisesse ver.

Assim, nasceu o Goya Windsurf Festival 2012, realizado entre os dias 12, 13 e 14/10. E os deuses dos ventos e das ondas deram uma contribuição fundamental para o sucesso da competição, que rolou em condições excelentes, ajudando os atletas no show de manobras radicais que eles apresentaram.

Entretanto esse não foi só um simples campeonato. Um dos objetivos da competição era o de promover uma espécie de clínica onde os principais nomes do windsurf cearense pudessem passar toda a experiência acumulada em eventos nacionais e internacionais para a garotada.

Objetivo

"Um dos principais objetivos do Goya Windsurf Festival era fazer com que os atletas sentissem uma experiência o mais próximo possível de uma competição de nível internacional. Para isso cuidamos de tudo, desde as acomodações até refeições, passando por orientações técnicas e apresentações quase didáticas", declarou Levi, enfatizando que a principal característica do atleta de alto rendimento é o amor pelo esporte e o prazer de viver o mundo das competições. E sem despertar isso, nada do que estavam fazendo faria sentido.

Feriado

A competição teve início na sexta-feira, 12, Dia das Crianças, data mais que perfeita para um evento de cunho infanto-juvenil. E já no primeiro dia os atletas mostraram que não estavam ali para brincadeira, arrepiando nas manobras, mostrando para os árbitros que nos próximos dias eles teriam muito trabalho.

No sábado, as disputas esquentaram ainda mais e a organização do evento aproveitou as ótimas condições para colocar todas as baterias na água. "Optamos por garantir que o evento rolasse nas melhores condições possíveis e achamos melhor não esperar até o domingo, último dia da competição. Sabíamos que as condições estavam tão boas que seria muito arriscado esperar que melhorassem, por isso avançamos até a final, guardando o anúncio do resultado para o dia seguinte", explicou Chico Bento, responsável pela descontraída locução do evento.

No domingo, para quem imaginava que o melhor já tinha rolado, a organização colocou na água a "Supersession", a categoria mais radical do evento, onde o atleta que executasse a manobra de maior grau de dificuldade ganharia uma prancha novinha.

Os maiores destaques da competição foram os atletas de Camocim, José dos Santos, 17, apontado como a grande revelação da prova, terminando na primeira colocação do evento principal; e Francisco Hugo de Sousa que com apenas 15 anos venceu na Supersession.

Fera de Jeri

Também chamaram a atenção dos presentes os atletas Luiz Domingues, o Senhor, nativo da Ilha dos Coqueiros, em Acaraú, e que hoje reside em Jeri - ele ficou na terceira colocação - e Jamilson, de Camocim, que terminou em quarto lugar.

Para os organizadores do Goya Windsurf, o resultado não poderia ter sido melhor, já que o nível técnico dos atletas surpreendeu até os mais otimistas:

"Esperávamos performances de alto nível, mas alguns atletas surpreenderam com manobras ousadas. Isso prova que o Ceará é um celeiro de atletas de alto rendimento, e só precisa ser estimulado para seguir no topo do cenário mundial", declarou João Henrique, o Janjão.

SAIBA MAIS

Configuração

Devido ao posicionamento geográfico, as praias de Jericoacoara e de Camocim são consideradas por atletas do mundo inteiro como algumas das melhores locações para a prática da modalidade windsurf

Olímpico

O windsurf foi o primeiro esporte radical a alcançar o status de modalidade Olímpica. Isso aconteceu ainda no ano de 1984, durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles

Rio 2016

Sendo assim, a chance de termos atletas cearenses nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, está diretamente atrelada a iniciativas como a dos amigos que sonham com a continuidade do esporte

Revelação

O velejador José dos Santos, de Camocim, foi a revelação do Goya Windsurf, pela constância

Projeto pretende dar mais visibilidade aos velejadores

Toda movimentação no Goya Windsurf Festival 2012 foi gravada e irá gerar um vídeo promocional. O material irá ser difundido pelos quatro cantos do mundo, mostrando o talento dos jovens velejadores do litoral cearense

Para Marcílio Browne, um dos idealizadores do Goya Windsurf Festival 2012, esse evento é apenas o começo de um projeto que pretende dar maior visibilidade aos atletas da região de Jericoacoara, mostrando para o mundo o potencial que tem e, principalmente, fazendo com que os próprios atletas acreditem que podem alcançar os degraus mais altos do esporte.

Para isso, além da clínica oferecida pelos profissionais aos competidores, que puderam corrigir erros e refinar a técnica dos mais jovens, todo o evento foi gravado e vai gerar um vídeo promocional que irá correr os quatro cantos do mundo, mostrando o talento desta turma.

O campeonato pode ter acabado, mas os seus desdobramentos ainda serão vistos e percebidos durante muito tempo. Ao menos é o que os organizadores do Goya Windsurf Festival 2012 esperam que aconteça após apresentarem o vídeo com as radicais manobras dos meninos de Jeri e de Camocim às principais marcas do windsurf mundial, managers de equipes e amigos importantes dentro deste cenário.

"Todos poderão ver em ação essa jovem safra de atletas que precisa só de incentivo para se colocarem entre os melhores windsurfers do mundo. Por isso acreditamos que essa iniciativa transformará a vida de muita gente", declarou Browzinho.

Constatação

"Depois que a gente começa a viajar e conhecer a realidade do windsurf mundial, constatamos que o Ceará tem enorme potencial que precisa ser estimulado. Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas vejam essas crianças em ação e, principalmente, fazer com que as próprias crianças (e suas famílias) percebam que podem ter um futuro promissor no esporte em nível profissional, desde que queiram e se dediquem", aconselhou Levi Lenz.

"Apesar do trabalho para reunir parceiros e conseguir a premiação para oferecer aos meninos, não foram apenas eles que ganharam com o evento. Para nós que organizamos foi um aprendizado e podemos dizer que, após esses três dias de convivência, evoluímos bastante como pessoas, alimentando e perpetuando nossos sonhos, que continuarão vivos nas vidas destes garotos", finalizou o velejador catarinense.

Mais informações:

acesse o blog Manobra Radical: http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br