ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DO TURISMO JIJOCA DE JERICOACOARA

03/08/2015 22:14

A pesquisa em Jijoca de Jericoacoara foi realizada entre os dias 02 e 06 de junho de 2014, período em que foram entrevistados diversos representantes do setor público e privado, associações de classe, entre outros, para coletar os dados que compõem o índice de competitividade do destino.

Além dos índices alcançados pelo destino em cada dimensão, serão destacados, a seguir, os principais fatores que contribuíram para tais resultados.

Ressalta-se que, além de todo o planejamento realizado pela Fundação Getulio Vargas para a realização do Índice de Competitividade, fatores externos podem influenciar a coleta de informações em campo e consequentemente o sucesso da pesquisa, como: realização de todas as entrevistas programadas, visitação in loco a todos os atrativos e equipamentos turísticos indicados, disponibilização prévia de agenda de entrevistas completa e com respondentes qualificados, apoio institucional do órgão oficial de turismo, fidedignidade das informações repassadas. Dessa forma, o apoio dos municípios na realização do estudo é imprescindível nesta fase de pesquisa de campo.

No ano de 2014, o índice geral de competitividade registrado pelo destino ficou estável em relação ao resultado do ano anterior, mantendo-se no nível 3, como é possível observar no Gráfico 1. Este índice posicionou-se abaixo da média nacional, e abaixo da média do grupo das não capitais no índice geral.

Os resultados apresentados a seguir apontam que, das 13 dimensões avaliadas, as que obtiveram melhores desempenhos, com índices acima do nível 4, foram Aspectos ambientais e Aspectos sociais, conforme o gráfico a seguir. Por sua vez, as dimensões com os menores níveis de competitividade são Aspectos culturais, Políticas públicas, Economia local, Capacidade empresarial e Monitoramento, as quais não ultrapassaram o nível 2.

Quanto à distribuição das dimensões, conforme os cinco níveis de competitividade, observa-se que há uma concentração maior de resultados nos níveis 2 e 3, o que demonstra que, na maior parte das dimensões avaliadas, o destino apresenta desenvolvimento básico ou incipiente, nos quesitos avaliados.

Como forma de parâmetro para a análise individual do destino, o gráfico 3 mostra o posicionamento dos 65 destinos de acordo com o nível de competitividade alcançado. Observa-se que 34 destinos se encontram no mesmo nível que Jijoca de Jericoacoara, nível onde se encontra a maioria dos destinos indutores.

Leia o relatório completo AQUI

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br