JERICOACOARA ENTRE AS MAIS BELAS PRAIAS DO MUNDO

16/11/2013 22:01

Sem iluminação de postes e calçamento, Jeri é um lugar onde ainda se pode andar descalço pelas ruas

Descontração, tranquilidade e muitas belezas naturais. É o que oferece Jericoacoara, antiga vila de pescadores a 300 km ao Norte da capital do Ceará.

Descoberta pelo turismo em meados dos anos 1980, Jeri - como é chamada - ainda guarda traços de vilarejo, como ruas de areia. Nem o asfalto, nem a correria ou os ruídos urbanos chegaram a esse paraíso cearense em meio às dunas. Admirar o céu de Jericoacoara sem luzes de postes, à noite, é um dos privilégios dos visitantes.

Mas o acesso aos encantos de Jeri não é fácil. É preciso encarar mais de 4h de carro a partir de Fortaleza - em parte de helicóptero da capital leva só 1h30 de viagem.

A entrada se dá por Jijoca de Jericoacoara, onde deve-se deixar o carro para seguir de bugue ou jardineira os 23 km entre dunas até a Vila de Jeri, onde se pode passar dias e noites descalço.

“O clima despojado, a natureza exuberante e a vila de areia são atrativos que encantam turistas do mundo inteiro. Além da qualidade do vento, que atrai os velejadores de kitesurf e windsurfe, o que a tornou conhecida internacionalmente”, comenta o engenheiro ambiental Felipe Pereira de Albuquerque, da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.

Embora a simplicidade seja uma marca no local, não é preciso deixar de lado o conforto. Jericoacoara tem pousadas charmosas, que oferecem desde jantares elaborados a massagens. Sua gastronomia é bem diversificada, com opções de culinária internacional a regional.

Por do sol
No final da tarde as pessoas, turistas e nativos, se deslocam rumo à grande Duna de areia para conferir o espetáculo de cores do por do sol. “É impressionante os tons de laranja, vermelho e azul celeste, além da vista da Vila”, diz Albuquerque.

O clima pacato não impede Jeri de ser cosmopolita nos sotaques. Pelas ruas de areia ouve-se diversos idiomas, seja de quem está apenas de passagem ou de quem visitou e acabou ficando.

À noite o sossego pode ser trocado pela movimentação de ritmos como forró, reggae, samba e salsa, tocados nos bares que da Rua Principal, da Rua do Forró e dos becos.

“A noite começa muito tarde em Jeri, depois de um descanso após o dia na praia. O pico é às 2h da manhã, hora em que abre a Padaria Santo Antônio, famosa pelo café que oferece após a balada”, explica o engenheiro.

A antiga vila de pescadores, que há menos de duas décadas ainda não possuía sequer eletricidade ou telefones, foi declarada Área de Proteção Ambiental – APA em 1984. E desde 2002 tornou-se o Parque Nacional de Jericoacoara, com 4 km² que englobam belas praias, lagoas de águas transparentes, dunas e restingas. A área é controlada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

Todos esses atributos renderam a Jeri o título de uma das dez praias mais lindas do mundo pelo Washington Post, na década de 90, e de um dos tesouros escondidos da Terra, pelo jornal The New York Times.

Fonte:Jornalacidade

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br