JERICOACOARA TEM NORMAS PRÓPRIAS PARA NOVOS IMOVEIS

19/09/2012 08:53

Jericoacoara possui, atualmente, 2.800 moradores, sendo que apenas 40% são de nativos. No entanto, os projetos de novas edificações são sempre constantez, embora haja regradas estabelecidas para novas construções FOTO: JESSYCA RODRIGUES

Jijoca. A Vila de Jericoacoara pouco guarda da aldeia de pescadores original. Após as instalações elétricas e sanitárias na vila, a população local saiu do centro e passou a morar na periferia e trocou pesca pelo turismo. Além disso, o número de estrangeiros que passaram a residir no local aumentou, criando uma ampla mistura cultural.

Com esses avanços, a região sofreu impactos como a perda da arquitetura original, de acordo com o secretário de Turismo e Meio Ambiente José Osmar Fontele. "Hoje, as construções, apesar de passarem por algumas delimitações, como o número de andar permitido, já não são as típicas casas de pescador. Parte da população vendeu suas casas no centro e foi morar nos arredores, na periferia. Já outros foram realmente embora, para Jijoca ou outros Municípios".

Para as construções locais, ele explica que devem seguir o plano diretor municipal da Secretaria de Infraestrutura. O engenheiro Robson Lopes de Sá, responsável pela avaliação dos projetos, aponta que, dependendo da área da vila, alguns parâmetros devem ser observados. "Dependendo da zona e destino de cada construção, alguns pontos devem ser obedecidos. Nas áreas de baixa densidade populacional, apenas 50% do total do terreno pode ser edificado, já nas áreas de média densidade e para uso multifamiliar ou comercial, essa porcentagem sobe para 60%", disse. Segundo ele, é na área de média densidade que se concentra a maior parte da população da vila.

Pleito

O engenheiro explica que nenhum imóvel dentro da vila pode passar de 7,5m de altura, o que equivale normalmente a dois pavimentos. "Lembrando que essa é a única regra geral, já que as outras se aplicam para cada construção".

Para uma edificação dentro da vila, Robson diz que o pleito deve ser encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Município, onde o projeto deve passar pela aprovação dentro do especificado pelo plano diretor e, após a aprovação, deve ser acompanhado pela Semace.

Ao se aproximar dos limites entre a vila e a área do Parque Nacional, delimitado por troncos de concreto, as construções passam a receber atenção do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), para que não ultrapassem ou influenciem no ecossistema. De acordo com os dados da Prefeitura, hoje, Jericoacoara possui cerca de 2.800 moradores, apenas 40% desse número são de nativos. "Não é que a população local tenha reduzido drasticamente, mas o número de estrangeiro e pessoas de outras cidades que vieram morar aqui aumentou. Já a quantidade de nativos se manteve constante", explicou José Osmar.

De acordo com a assessoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), hoje o sistema de esgoto presente em Jeri conta com 351 ligações, e cobre mais de 15.000 m e as instalações para abastecimento de água alcançam 1.073 residências. O sistema usado é o de Simples Desinfecção. Um dos fatores que influenciam nessa busca pela residência é o turismo consciente estimulado pelo Município. Os turistas chegam e são bem adaptados ao local, estreitando laços com os moradores. Segundo o secretário, não são raros os casos de pessoas que buscavam apenas um fim de semana e resolveram residir na vila. "Há sempre esse encanto. Muitas pessoas vêm passar uma pequena temporada e acabam buscando trabalho para poder permanecer por mais um mês ou mesmo morar".

Segundo o secretário, até a década de 80 a economia era pautada principalmente pela pesca, já a economia atual é movida pelo turismo. "Os filhos de pescadores, hoje, trabalham principalmente com o turista, com pousadas, restaurantes, artesanato local e até aulas esportivas, como kite surf ou wind surf.

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA 

Fonte: DN

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br