JIJOCA DE JERICOACOARA É DESTAQUE EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ

29/05/2012 07:13

 

O governador Cid Ferreira Gomes, a Secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela e o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, apresentaram no 21/05/2012 os resultados do quinto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Segundo o Ministro da Educação, o PAIC – um programa de incentivo a alfabetização de crianças até oito anos de idade implantado em 2007 por Cid Gomes – será referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “O PAIC é um programa muito exitoso. Com ele o Ceará desenvolveu uma capacidade fantástica de ensinar as crianças a ler e escrever. E queremos que esse Programa aconteça não só mais no Ceará, mas em todo o Brasil”, declarou o Ministro.

No evento, Jijoca de Jericoacoara, representada pelo Prefeito Araújo Marques Ferreira, pelo Secretário de Educação e Cultura João Vitor de Albuquerque e por demais membros da educação municipal, foi um dos municípios de maior destaque, sendo o único município da Crede 3 a receber das mãos dos Ministro da Educação o prêmio de Município Destaque, por estar entre os 10 melhores do estado tanto no 2º quanto no 5º ano. “Essa é uma façanha de quem coloca a educação em patamar de prioridade”, salientou Araújo Marques Ferreira, prefeito municipal.

No 2º ano, das 8 escolas municipais que possuem essa série, TODAS atingiram um proficiência superior a 200 pontos na escala de proficiência, ou seja, receberam o título de Escola Nota Dez, com destaque para a Escola José Brandão de Albuquerque que vai receber uma premiação em dinheiro pelo desempenho. “Com a mudança nos critérios para as escolas premiadas, onde as escolas com quantidade maior de alunos (acima de 25) foram beneficiadas o município de Jijoca de Jericoacoara que tem em média 22 alunos por escola nessa série ficou prejudicado. Praticamente todas as nossas crianças estiveram no nível desejável”, enfatizou a gerente municipal do PAIC, Edna Maria de Araújo.

No 5º ano, dos 184 municípios do estado do Ceará, apenas 12 atingiram o nível adequado de proficiência, tanto em Português como em Matemática, sendo Jijoca de Jericoacoara um desses municípios. Além disso, o município conseguiu colocar cinco de suas escolas entre as melhores do estado, sendo que três dessas (Escola Antônio Dutra de Sousa, Escola Francisco Raimundo Dutra e Escola José Dionísio de Sousa) receberão uma premiação em dinheiro pelo desempenho. “Era uma obrigação estarmos no nível adequado no 5º ano, uma vez que esses alunos saíram no nível desejável do 2º ano em 2008, isso comprova que o município tem se empenhado para dar continuidade aos trabalhos nas séries posteriores do 2º ano. Fomos o único município na 3ª Crede a conseguir atingir o nível adequado no 5º ano”, destacou o secretário municipal de educação, João Vitor de Albuquerque.

No Ensino Fundamental II, a avaliação realizada nas turmas de 9º ano mostra um desafio enorme para o município, uma vez que boa parte das escolas municipais sequer atingiu o nível intermediário de proficiência, porém, não podemos deixar de destacar que houve um significativo crescimento. “O fato de estarmos entre os 10 melhores do estado e estarmos em 1º lugar na Crede também nessa modalidade, nos deixa extremamente satisfeitos, porém, com a convicção de que no Fundamental II nosso desafio ainda é gigantesco”, declarou Moisés Nascimento dos Santos, coordenador municipal do ensino da matemática do 6º ao 9º ano.

O fato de figurar em primeiro lugar na Crede 3 e entre os 10 melhores do estado em TODAS as avaliações realizadas pelo governo do estado no último Spaece no município (Spaece Alfa – 2º ano, 5º ano Língua Portuguesa, 5º ano Matemática, 9º ano Língua Portuguesa e 9º ano Matemática) evidencia o comprometimento da gestão municipal e principalmente dos profissionais da educação com a aprendizagem das crianças, uma vez que o município vem se destacando no cenário educacional regional, estadual e nacional, apresentando uma linha de crescimento sólida, com equidade entre todas as etapas da educação. É um trabalho de responsabilidade, amor e dedicação que se inicia na Educação Infantil, uma das mais bem estruturadas do estado, e se consolida no decorrer do Ensino Fundamental.

Parabéns a TODOS os profissionais da Educação pelos resultados alcançados!

Da redação para o acesselitoral.com

 

 

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br