MAIS UMA VEZ O SUCESSO DOS VETERINÁRIOS EM JERICOACOARA

07/04/2013 08:21

A relação Homem – Animal remete aos tempos antigos, quando o homem percebeu que poderia exercer certo poder de controle sobre certas espécies, dominando-as e fazendo-as obedecer a sua vontade.

 

Desenvolveu-se assim, uma relação de poder e de troca com estes animais. Alguns deles eram usados para a caça; outros para transportar utensílios e auxiliar na locomoção de pessoas; outros para produção de alimentos ou mesmo para posterior abate. No entanto, algumas espécies se destacaram pela importância psíquica que desenvolveram junto ao homem: o animal doméstico. Este se tornou também companhia e parte importante do dia a dia do homem e de sua família.

 

Pela relação afetivo-instintiva, tornou-se parte da família. Houve então, clara distinção entre o animal selvagem, rural, urbano e o doméstico – este último ocupando um lugar fundamental na dinâmica sistêmica de muitas famílias. Como grande destaque está o cachorro, considerado popularmente como “o melhor amigo do homem”.

 

Relatório da visita dos veterinários do Inta em Jericoacoara na sede do Conselho Comunitário nos dias 05 a 07.04.2013.

 

Vamos aos resultados:

Consultas Totais: 112 animais
Castrações Totais : 43 (Batendo o Record até agora )
Dentre essa castrações tivemos :
18 Felinos, sendo 14 fêmeas e 4 machos
27 Caninos, sendo 18 fêmeas e 7 Machos


É de destacar que batemos o record de cadelas, que para quem não esta por dentro, são as cirurgias mais difíceis e com maior risco que foram possíveis graças a utilização do novo aparelho de anestesia inalatória . Isso também possibilitou que o Projeto que tem como foco as castrações pudesse dessa vez fazer cirurgias oncológicas ( tivemos 3 animais con TVT < doença sexualmente transmissível > , cirurgia de Cistos, e extração de mamas.

 

Outra coisa que é muito importante destacar é que conseguimos bater o record de castrações de cadelas graças a continuidade do Projeto que esta permitindo tratar os animais doentes, que antes não estavam aptos para encarar risco quirurgico, e que depois do tratamento adequado nesses meses conseguiram ficar sadios e aptos para as castrações , o que demonstra o efeito ao longo prazo do Projeto !!!! Toda a equipe ficou muito Feliz com isso !!!


Foi arrecadado pelas colaborações dos proprietários dos animais o valor de R$ 880, sendo entregue ao Projeto o valor de R$ 820, ja que 60 Reais foram utilizados para comprar material de limpeza que dessa vez faltou e refrigerantes para o horário noturno que ficou estendido pelo alto número de animais.


Uma vez mais agradecemos a Toda equipe do INTA coordenada pelo Dr Wendell Goiana, com a participação das nossas queridas meninas de Jeri Baby & Tainã... futuras veterinárias da vila . Agradecemos também a colaboração nos atendimentos e cirurgias da Dra. Marcia, Nova veterinária que temos na cidade !!! .... e como sempre das meninas que deram apoio ao Projeto Eliane, Mercedes e Andrea, assim como a Ingrid que ajudou na castração duma cadela de rua acolhendo-a temporariamente para poder realizar a cirurgia.


Agradecemos aos Donos dos animais que nos ajudaram no Post operatório, a Dona Déia que nos trouxe 4 Bolos gostosos para que a equipe mantenha a energia durante os dias puxados e a Valeria da Pousada Maxitália que também trouxe uma Torta e um pão recheio que salvou a fome no horário estendido !!!!!


E como sempre, Agradecemos enormemente aos colaboradores que fazem possível o Projeto acontecer graças a doação de Hospedagem e alimentação, sendo dessa vez:


Hospedagem:

Hotel My Blue & Pousada Hipopótamos


Alimentação:
almoço sexta 5/4, Restaurante Sapão.
jantar sexta 5/4, Pizzaria Nômade;
almoço sábado 6/4, Pousada Vila Kalango;

jantar sábado 6/4, Bar & restaurante ZChopp;
almoço domingo 7/4, Restaurante Tortuga;

 

Ja ficou agendada a Próxima visita para os dias 26 a 28.04.2013.


ja podem agendar as consultas e castrações Ligando para Andrea ( 85)99826415 , ou mandando mensagem pelo face ou por e-mail: andreajeri@gmail.com


Mais uma vez Obrigado a Todosss !!!

 

Acessoria de imprensa do CCJ

 

Voltar

O QUE VOCÊ ACHA DO PROJETO JERI SOBRE PATAS?

  • Data: 08/04/2013 De: Pablo

    Assunto: PROJETO JERI SOBRE PATAS

    O projeto realmente é muito bacana. Parabens ao conselho e todos os envolvidos. Tomara que dure muito tempo.

    Responder

Novo comentário

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br