PARABENS JIJOCA DE JERICOACOARA POR SEUS 22 ANOS.

06/03/2013 14:38

 

As praias de Jericoacoara foram uma das primeiras terras que os colonizadores do Ceará pisaram. Nelas, eles fixaram suas bases operacionais e seus fortes por sua localização estratégica, entre os povoamentos na barra do Rio Ceará (Fortaleza), Camocim e São Luiz do Maranhão.

 

Em outubro de 1614, Jericoacoara foi invadida por uma esquadra francesa, que numa brilhante batalha, foram derrotados pela união dos portugueses e nativos ali existentes. Daí, surgiu a vila de Jericoacoara, que para muitos historiadores recebe significado com denominações diferentes. Uns dizem ser o lugar onde os Jacarés Dormem, outros a denominam de Buraco das Tartarugas e há ainda quem a chame de Jacaré do Sol.

 

Das praias de Jericoacoara saiu a expedição militar holandesa comandada por Jacob Evers, a que se incorporaram nativos de Camocim, para consolidar a ocupação do Maranhão iniciada em 1614, por expedição chefiada por Koin e Lichart, com apoio do comandante Gedeon Morris de Jonge, do forte Ceará.

Por volta de 1930, as terras que hoje formam o município de Jijoca de Jericoacoara pertenciam ao município de Acaraú. Neste época, existiam poucos moradores.

 

No dia 16 de Novembro de 1952 foi inaugurado o "Farol de Jericoacoara", localizado a 120 metros do nível do mar.

 

Em 1984, o governo brasileiro, por ato de seu presidente, o General João Figueiredo, determinou área de Jericoacoara com sendo de Área de Proteção Ambiental.

 

A história da emancipação política do município de Jijoca de Jericoacoara começou a se concretizar com a realização do plebiscito que ocorreu no dia 07 de setembro de 1990.

 

O povo expressou a vontade de tornar o distrito de Jijoca em um município autônomo, passando a denominar-se Jijoca de Jericoacoara.

 

No dia 06 de março do ano de 1991 concretizou-se o processo pela emancipação política através da Lei Nº 11.796, assinada pelo excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará, na época, Tasso Ribeiro Jereissati com a solicitação da população e do hoje deputado João Jaime.

Em 1998, a energia elétrica passou a ser provida por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da aldeia de Jericoacoara.

 

Atualmente Jijoca de Jericoacoara é um dos principais destinos turísticos do Estado do Ceará. Os pontos turísticos mais procurados para milhares de turistas amantes da natureza, que os visitam todo o ano, são seus paraísos naturais, seus rios, suas lagunas e suas praias de imensa beleza.

 

Uma das praias mais conhecidas do município e considerada uma das mais belas do Brasil e do Mundo, é a Praia de Jericoacoara, localizada dentro do 'Parque Nacional de Jericoacoara', onde localiza-se um dos seus principais símbolos naturais, a Duna Pôr-do-Sol. Além disso, merece especial destaque a Pedra Furada, outra das principais estampas, e a Lagoa de Jijoca, verdadeiro paraíso natural frequentado pelos amantes dos esportes náuticos. Winsdurf, kitesurf, surf, kaiak e sup.

O Município de Jijoca de Jericoacoara está em festa nesta terça-feira (5), data em que a Prefeitura proporciona uma festa aos munícipes e visitantes pelo 22º aniversário de sua emancipação política. Entre as atrações musicais, os cantores sertanejos cearenses Ítalo e Renno. A festa acontece na Avenida Manoel Teixeira - Jijoca de Jericoacoara – CE.

 

Ao todo a Prefeitura está investindo R$ 56.705 a serem repassados a empresa Falcão Produções de Eventos LTDA-ME, contratada na modalidade convite  nº 2002.01/2013SME, da Secretaria de Educação e Cultura. No contrato estão previstos sonorização, locação de palco, instalação de banheiros químicos, ornamentação, show pirotécnico e contratação de bandas de reconhecimento estadual e local.

 

PARABENS AO MUNICÍPIO DE JIJOCA DE JERICOACOARA.

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br