PORTAL MSN - JERICOACOARA

12/05/2011 23:42

 

Por: Viaje Mais / Tales Azzi

Chegar em Jericoacoara nunca foi mesmo muito fácil. É preciso rodar até Jijoca, a cidade mais próxima da vila, a 250 km de Fortaleza, e embarcar nas caminhonetes, ou numa jardineira, que atravessam um mar de dunas que por tanto tempo escondeu Jeri do resto do mundo. Difícil? Já foi bem mais. Há três décadas não havia estrada alguma e o único acesso era por barcos, ou caminhando pela praia, vencendo os 13 km desde a vizinha vila do Preá.

Era justamente esse o caminho usado pelos primeiros mochileiros que ali chegaram no começo dos anos de 1980. Foram eles que espalharam a novidade que ali, escondido nos confins do litoral cearense, estava uma das mais belas praias do planeta. Uma espécie de paraíso, sem televisão ou telefone, livre dos males da civilização. Não demorou muito para que o vilarejo de pescador, distante de tudo e todos, ganhasse fama internacional.

 

jangada

O turismo mudou a cara da vila, é verdade. Mas esqueça aqueles relatos apocalípticos que dão conta que Jeri já era. A fiação elétrica veio em cabos subterrâneos para que fios e postes não descaracterizassem o lugar e as ruas ainda são de areia. Jeri continua sendo uma pequena vila de praia, e só. Ganhou pousadas transadas e restaurantes com cardápios de gourmet, mas o mar do Ceará continua verde e morno quanto sempre foi, a duna mantém-se imponente como mirante natural para o mais famoso pôr-do-sol do Brasil. E o vento não pára de soprar forte, movendo as velas de windsurfe e levantando a saia da mulherada.      

Jeri é uma unanimidade. Dez em cada dez turistas em férias no Ceará vão, ou gostariam, de ir para lá. Muitos cometem o erro de ir em meio a uma viagem à Fortaleza e passam apenas um ou dois dias na vila. Não vale a pena, por conta da distância e dos percalços do caminho, gasta-se praticamente um dia inteiro para ir e outro para voltar. Melhor mesmo reservar 4 ou 5 dias só para Jeri, tempo para adquirir a calma necessária para captar a energia especial do lugar. E ainda dedicar passeios aos encantos que a rodeiam, como caminhar até a Pedra Furada, passear de bugue nas dunas, mergulhar nas lagoas de Jijoca e brincar de esquibunda em Tatajuba.  

 

Portal msn

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br