PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO DE VEÍCULOS PELA TRILHA AO PÉ DO SERROTE

16/09/2015 20:27

A proibição do trânsito de veículos pela trilha ao pé do serrote, entre a vila de Jericoacoara e a trilha da pedra furada apesar de ser um fato antigo, sinalizado com placas e barreiras físicas e de a proibição ser de amplo conhecimento dos moradores de Jericoacoara e do entorno encontra-se sendo bastante utilizada.

 

O serrote é uma formação única no litoral cearense, uma falésia rochosa, com o quartzito ferruginoso como seu principal constituinte, que lhe confere a cor avermelhada. Em seu redor existe uma paleoduna, duna fixa em processo de fossilização, ali fixada devido à proteção que o serrote confere contra a ação dos fortes ventos de Jericoacoara.

 

A fixação dessas dunas é ameaçada pelo trânsito de veículos, que desagregam partículas e promovem a remobilização desses sedimentos, causando assim o movimento dessa areia no sentido da vila de Jericoacoara, pondo em risco as moradias que se encontram às margens de Jericoacoara.

 

Assim, esse trânsito além de pôr em risco o patrimônio geológico do Parque Nacional de Jericoacoara em questão, serrote e paleodunas ao seu redor, põe em risco diversas residências de Jericoacoara. Com o intuito de evitar a ocorrência de danos solicita-se o apoio no sentido de respeitar a proibição do trânsito nas trilhas proibidas.

 

Respeite a natureza, respeite a vida!

 

Fonte: Parque Nacional de Jericoacoara

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br