REUNIÃO - NOVAS REGRAS DE TRÂNSITO EM JERICOACOARA

18/05/2011 23:20

Congestionamento, alta velocidade e som às alturas estão com os dias contados na exuberante e charmosa praia de Jericoacora. O assunto foi tratado na segunda reunião promovida pelo secretário do Turismo do Estado,Bismarck Maia, neste sábado (07), desta vez com destaque para o tema"trânsito". O evento, o qual reuniu representantes de associações demoradores e do trade turístico local, além de autoridades municipais da região, contou também com as presenças do Secretário Ivo Gomes, chefe de Gabinete do Governo do Estado e da superintendente da Semace, LúciaTeixeira.

A reunião foi aberta pelo Secretário Bismarck Maia trazendo para discussão com a comunidade o projeto de ordenamento do fluxo de veículos, uma das demandas surgidas no último encontro. A proposta do DETRAN foi apresentada pelo chefe de Gabinete do órgão, Júlio Cavalcante. No relatório consta que, normalmente, mais de 2 mil veículos , emplacados no municípiode Jijoca de Jericoacoara - sem contar com os dos visitantes - circulam, sem ordenamento, trazendo degradação às dunas e à vila. Segundo Cavalcante, a sugestão seria criar um estacionamento e proibir o acessodos carros à duna Por do Sol.

Para Ivo Gomes, a medida tem que ser mais radical para que o Ceará não corra o risco de ficar sem a "Jóia da Coroa", conforme denominou a praia de Jericoacoara. E alertou, "se o projeto não tiver o apoio da comunidade de nada adianta uma intervenção governamental". Ele pediu que nativos e empreendedores não destruíssem o mais importante patrimônio cearense."Conheço Jeri desde 1986 e venho acompanhando o progresso da vila. Como deputado, membro do Governo e cidadão tenho a responsabilidade de zelar pela preservação do local".

O diálogo foi aberto e a população participou ativamente do debate apresentando questionamentos e sugestões para o projeto. Regulamentação dos transportes, contenção no número de veículos na entrada da vila, uso de guaritas, contratação de monitores ambientais, policiamento, circulação de quadriciclos, bugues e camionetas, reforço na fiscalização, desembarque de passageiros, etc, foram também assuntos apontados.

No final, após a apresentação da proposta sugerida pela comunidade, foi criada uma comissão formada pelo DETRAN, SEMACE, Prefeitura, Governo do Estado e de diversas associações representativas de empresários e da comunidade de Jeri, para participar de reunião na próxima quarta-feira, às 14h30min, no Palácio Iracema. Na pauta, solução definitiva para regulamentação do fluxo de veículos na vila e para o reveillon.

Jericoacoara, um dos 65 destinos indutores do turismo no país, foi classificada pelo Ministério do Turismo como destino referência no Brasil, no segmento sol e praia.

No evento também foi entregue uma ambulância que servirá ao posto de saúde de Jeri, foi deixado bastante claro que a mesma será exclusiva para cá. Não podemos correr o risco desse veículo sumir como já aconteceu no passado. Fomos também informados que já foram comprados 2(dois) carros modelo troller que farão o policiamento da Vila.

Presentes ao evento, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques; Antonio Matos Brito, gestor do Projeto de Turismo do SEBRAE; Representantes do Conselho Comunitário; Mário Nascimento, Eliane Costa e Iracema Dgan; Valdir NonatoFerreira (Belisco), Ricardo Borges, presidente da Associação de Desenvolvimento de Turismo de Jericoacoara (ADETUR) ; Alex Freitas, presidente da Associação de Bugueiros e o empresário Bernard Rudolf Appel ,dentre outros.

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br