SUSTENTABILIDADE, UMA MANEIRA DE CUIDAR DO PLANETA

14/11/2011 10:16

 

Nenhuma palavra tem sido tão pronunciada nos últimos tempos quanto sustentabilidade. Se buscarmos no dicionário o conceito desta palavra vamos encontrar apenas “o que é sustentável”. Entretanto se formos buscar a origem do termo no latim vamos ver que ela provém do latim sustentare, que quer dizer sustentar; defender; cuidar; conservar; apoiar e favorecer.

 

O sentido destas palavras nos leva a perceber que precisamos cuidar e defender o nosso meio ambiente. Cuidar no sentido de não depredarmos, não destruir nossas matas e florestas, não desperdiçarmos nossos recursos naturais e fundamentalmente preservar o que temos visando deixar para as futuras gerações no mínimo o que recebemos.

 

Defender quer dizer impedir que madeireiros derrubem nossas árvores nativas, sem critério. Que o lixo seja jogado em nossos rios, contaminando a água que bebemos. Que matas sejam derrubadas visando o plantio desordenado. Que a indústria descubra alternativas para produtos que poluem. Que o combustível seja totalmente limpo.

 

Para isso os países tropicais tem excelentes condições para produzir o Biodiesel através de óleos vegetais como soja, mamona, colza ou canola, palma, girassol e amendoim e também os de origem animal como sebo de gado, de suínos e de aves, além de uma matéria prima  que é o óleo utilizado em frituras, abundante no Mercado.

 

Felizmente o mundo se apercebeu que é necessário agir. As catástrofes que tem acontecimento em diferentes partes do mundo mostram que o Planeta está reagindo e que medidas devem ser tomadas, visando proteger o meio ambiente, para assegurar a tranqüilidade de nossas vidas.

 

A primeira conferência realizada em Estocolmo entre os dias 5 e 16 de junho de 1972 sob a patrocínio da Organização das Nações Unidas foi a primeira a tratar do meio ambiente e discutir as atividades humanas em relação ao Meio Ambiente. Chamou a atenção para a degradação ambiental e a poluição. Foi lançado as bases de um plano de ação visando os princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, isto é a preservação do meio ambiente, a melhoria do ambiente humano para as atuais e futures gerações, a ajuda aos países mais pobres e o desenvolvimento econômico e social.

 

O conceito de Desenvolvimento sustentável foi consolidado na ECO-92 realizada no Rio de Janeiro em 1992. Este conceito defende as necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações de atenderem as suas próprias necessidades. Outra importante conquista do encontro foi a Agenda 21, um programa de ação visando à sustentabilidade global do século XXI.

 

A Cimeira ou  Cúpula da Terra realizada em Johanesburgo em 2001 reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo uma maior integração Econômica, social e ambiental, três dimensões do desenvolvimento sustentável, através de programas e políticas centradas nas questões sociais e em especial nos sistemas de proteção social.

 

O site VIVER E SABER entende que ações estão em andamento. Muitos outros encontros ainda serão realizados. Queremos caminhar juntos nesta jornada. O interesse deve ser de todos. Por isso convidamos a todos que desejem colaborar e enriquecer este conteúdo que nos enviem suas contribuições com autorização de publicação, que teremos o maior prazer em publicá-las.

 

FONTE: VIVER&SABER

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br