TCM LIBERA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL DE JIJOCA DE JERICOACOARA

30/07/2015 18:20

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, em cumprimento ao disposto no art 42, 1º , g, da Constituição Estadual, e no exercício do controle externo, apresenta a todos os governantes e à sociedade o presente Relatório de Acompanhamento Gerencial, que contém dados de caráter informativo-gerencial sobre o desempenho da administração pública municipal.

     O momento é de transformação e grandes desafios se apresentam para a atuação dos entes públicos, tais como a manutenção de equilíbrio fiscal, racionalização dos gastos públicos e realização das receitas para investimento em áreas essências ao interesse da sociedade como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente.

     É nesse contexto de busca pela melhoria da qualidade e zelo pelo ambiente das normas vigentes que o Administrador municipal deve envolver seus gestores e, agindo sob os princípios das transparências equidade, prestação de contas e responsabilidade fiscal, direcional ou redirecionar a atuação da gestão pública, compartilhando e avaliando os resultados ora divulgados.

      Além de ter sido reformulado para uma apresentação mais clara, didática e inteligível, o produto deste trabalho está organizado com dados e informações que possibilitam análises mais estratégicas e gerenciais das prestações de contas informadas por meio do Sistema de Informações Municipais – SIM e dos portais de tranparência municipal.

     Assim, cumpre ao Gestor público utilizar-se destes resultados como guia para a tomada de decisão diante de cenários como a necessidade de um melhor planejamento da Lei Orçamentária Anual; perspectivas de otimização das receitas ou despesas; acompanhamento dos gastos e dos limites de despesas com pessoal; cumprimento dos prazos de envio das Prestações de Contas mensais através do SIM e divulgação em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.

     Após o exposto apresenta-se o relatório contendo informações do Município de JIJOCA DE JERICOACOARA, relativas ao período acumulado de JAN a ABR do exercício financeiro de 2015.

 

     Embora não possua natureza processual, eventuais correções/alterações deverão ser realizados nos registros de respectivas unidades gestoras com a devida observância às regras e critérios estabelecidos pelo Manual do SIM, sessão 4.7, disponível no endereço eletrônico www.tcm.ce.gov.br     

 

Relatório Completo

Voltar

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br