Atividades

No texto a seguir iremos demonstrar um breve resumo das atividades desenvolvidas:

- Aquisição de 12 (doze) canoas artesanais para uso de pescadores da comunidade, material para pesca, além da construção de uma pesqueira comunitária – 1995/97.

- Ativação do Posto de Saúde Comunitário com atendimento médico (clínica geral)  e primeiros socorros – 1996.

- Ampliação do Posto de Saúde, com construção de enfermaria, consultório dentário, laboratório de manipulação de exames, almoxarifado, sala de  esterilização, escritório, copa, lavanderia, além de 02 (duas) palhoças para reuniões/atividades grupais/oficinas – 1998.

- Plantio de árvores diversas (frutíferas, paisagísticas) pelas ruas e praias (Projeto Verde) – 1997/98.

- Implantação da Coleta Seletiva de Lixo em parceria com comerciantes e moradores locais – 1998.

- Realização da Regata Verde de Jeri, disputada entre canoas de pescadores locais e das comunidades vizinhas – 1997/98.

- Realização do Projeto “Paixão Viva” – encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, feita por moradores locais, envolvendo cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas em dois dias de encenação pelas ruas e praias de Jericoacoara – 1991, 1992, 1993, 1995, 2002 e 2003.

- Manutenção do funcionamento do Centro de Saúde Comunitário de Jericoacoara, oferecendo ações assistenciais, complementares à rede pública, nas áreas da Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adulto, Saúde Mental e Odontológica, perfazendo 5.371 atendimentos e ações em 2002.

- Preocupação constante com a preservação da Vila de Jericoacoara, desenvolvendo uma série de lutas em prol de sua preservação.

- Manutenção de cerca de 400 (quatrocentas) árvores plantadas em ruas, praias e áreas coletivas.

- Desenvolvimento de intenso trabalho relacionado com o lixo, quando mantivemos em funcionamento uma coleta seletiva de lixo reciclável, durante todo a ano de 2002, com uma área de transformação do lixo orgânico em composto (húmus), de janeiro a agosto; infelizmente, em função de rompimento de contrato por parte dos órgãos públicos envolvidos, a atividade, a partir daí, continua em caráter precário. Durante o primeiro semestre de 2002, mantivemos um tecnólogo  em Saneamento Ambiental para apoiar tais ações que, por sua vez, contribuíram significativamente para elevar o padrão sanitário da vila e gerar empregos, durante suas vigências.

- Desenvolvimento de ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil local (Escola Municipal) - 2002.

- Garantia do apoio logístico à Secretaria de Segurança Pública do Estado para emissão de documentos de identidade à população local – 2002.

- Apoio logístico às ações preventivas e educativas da Delegacia Regional do Trabalho – 2002.

- Apoio logístico às ações educativas por parte do Sindicato dos Comerciários junto aos trabalhadores da rede turística de Jericoacoara (pousadas,  restaurantes e similares) - 2002.

- Apoio logístico às ações da Colônia dos Pescadores da região em favor dos pescadores locais - 2002.

- Apoio à Secretaria do Turismo do Estado na capacitação para o Desenvolvimento Sustentável e o Turismo na Vila de Jericoacoara - 2002.



- Atendimento aos usuários locais e distritos rurais da região em serviços de saúde bucal, além de visitas domiciliares relacionadas à saúde de crianças, jovens e adultos, focadas na questão do meio ambiente e da coleta seletiva de lixo – 2003.

- Realização de eventos culturais (shows, teatro, ginástica para adultos e crianças, música – oficina de percussão, apresentação de filmes ao ar livre) para crianças, jovens e adultos, visando despertar o senso artístico e a sensibilidade para questões sócio-ambientais, além de servir de instrumento de mobilização cultural – 2003.



- Revitalização do Conselho Comunitário e transformação no Centro Cultural Joaquim Canuto Pedro, em homenagem ao nosso saudoso poeta. No Centro são ministrados diversos cursos, entre eles: Violão, Canto, Flauta Doce, Violino, Balé, etc... todos eles oferecidos gratuitamente para a comunidade em parceria com o NAEC de Jijoca: 2010.

- Participação na organização do Estacionamento da vila de Jericoacoara: 2009, 2010.

- Ação junto aos orgãos competentes para a demolição do redondo na rua principal: 2010.

- Solicitação ao governo do estado de uma ambulância 4 x 4 para atender moradores e turistas: 2010.

- Solicitação de melhoria da segurança pública e no destacamento da polícia militar: 2010.

- Cessão do Centro Cultural, para cursos e treinamentos profissionalizantes realizados pela ABRASEL, SEBRA e SENAC: 2010.

- Criação do site www.jeri.org.br com informações de nossa entidade e Jericoacoara: 2010

- Parceria com o evento CHORO JAZZ, para a cessão do Centro Cultural para oficinas: 2010.

- Recebimento de um desfibrilador, doado pela Sra. Manuela Francesconi e posterior doação ao posto de saúde de Jericoacoara: 2010.

- Diversas atividades culturais: Aula de computação, Aulas de música, violão, violino, flaura doce, arte maciais, balé no ano de 2010 e continuando em 2011...

- Projeto proposto pelo CCJ a comunidade com a coordenação de medicina veterinária do INTA-SOBRAL-CE. Atividades educativas em Medicina Veterinária:
Atendimento, posse responsável e controle populacional de cães e gatos em Jericoacoara - CE

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br