PROJETO HORTA COMUNITÁRIA DE JERICOACOARA

Obrigado por alguns minutos do seu tempo para completar a sondagem seguinte. O objetivo é conhecer sua opinião, não há resposta errada.


Um projeto estar atualmente em desenvolvimento para recolher o lixo orgânico em Jericoacoara.

A coleta do lixo orgânico permitiria fazer adubo que vai servir para horta comunitária. Inicialmente, os legumes serão vendidos para as pousadas e depois para a comunidade.

 

Responda as perguntas do quetionário no link abaixo:

 

http://www.surveymonkey.com/s/H63XQ89

Enquete

QUAL O NOME DA FUTURA HORTA DE JERICOACOARA?

Total de votos: 20

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA DE JERICOACOARA -CONCURSO -  QUAL SERÁ O NOME DA HORTA?

DEIXE SUA OPINIÃO NO FORUM ABAIXO.

 

  

ARQUIVO COMPLETO AQUI

CONCURSO - QUAL O NOME DA FUTURA HORTA COMUNITÁRIA DE JERICOACOARA?

  • Data: 17/10/2016 De: Túlio Ésio

    Assunto: Duvida

    Bom Dia, Gostaria de saber se esse projeto ainda existe em Jeri ?

    Att , Túlio Ésio.

    Responder

  • Data: 27/02/2013 De: marcos duarte

    Assunto: comentario

    meu contato ; imail ; marcosdurte@correios.net.br ou pelo telefone 085 86191260 duarte

    Responder

  • Data: 27/02/2013 De: marcos duarte

    Assunto: comentario

    tenho uma proposta de uma horta vestical em garrafas pet.

    Responder

  • Data: 25/02/2013 De: adriana jordão

    Assunto: horta comunitária

    Olá pessoal de Jeri!
    Desde que conheci Jeri, 2008, me apaixonei!! E desde lá, já voltamos, minha família e eu várias vezes. Reveillon, fim de semana, ChoroJazz, aniversário, etc.
    Apoiamos 100% a iniciativa da criação da horta coletiva! O encaminhamento do lixo orgânico de maneira correta traz inúmeros benefícios para a comunidade: menos insetos e bichos indesejados, menos doenças, mais limpeza e saúde! Além disso, fica mais fácil organizar a coleta seletiva de recicláveis, se não houver orgânicos misturados a eles. Em nossa casa separamos os lixos ha 20 anos e vemos a diferença todos os dias nos benefícios.Ponho-me à disposição da implantação do projeto, mesmo à distância e, qdo for novamente a Jeri, gostaria de conversar com vcs para trocarmos algumas idéias!! Que bom que isso está acontecendo!! Jeri é muito preciosa, merece que cuidemos dela com esse cuidado e carinho! obrigada
    Adriana Jordão

    Responder

  • Data: 07/05/2012 De: Marie - HEC Montréal

    Assunto: Nome da horta

    Olá pessoal,

    Qual será o nome da futura horta comunitária de Jericoacoara?

    Dois dias para final do concurso.
    Não percam a chance de participar e Boa sorte!

    Responder

  • Data: 06/05/2012 De: Hugo Silva

    Assunto: Nome da Horta

    Eu acharia o nome otimo como ''Jeri horta verde'' :)

    Responder

  • Data: 06/05/2012 De: Maria Filizolina de Souza

    Assunto: Nome da Horta

    Jerihorta

    Responder

  • Data: 06/05/2012 De: Maria Filizolina de Souza

    Assunto: Nome da Horta

    Horta Comunitária CCJ

    Responder

  • Data: 06/05/2012 De: Maria Filizolina de Souza

    Assunto: Nome da Horta

    Saúde é Vida

    Responder

  • Data: 06/05/2012 De: Ana Raquel Sousa Gomes

    Assunto: Jeri.Org

    Jeri.Org

    Responder

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário

 

PROJETO DE EMPRESA SOCIAL - criando valor para o lixo orgânico de Jericoacoara: Adubos e Hortas Comunitárias

Nome do projeto

Criando valor para o Lixo Orgânico de Jericoacora: Adubo e Hortas Comunitárias

 

Local de execução do projeto

O projeto será realizado no município de Jijoca de Jericoacoara, na comunidade da praia de Jericoacoara.

 

Contextualização

O presente projeto é apresentado pelo Conselho Comunitário de Jericoacora. Sua elaboração foi realizada com o apoio de alunos e professores da HEC Montréal (Canadá).

 

Problemática

Jericoacoara é uma pequena municipalidade do Ceará, parte de um conjunto de dez cidades, sendo a prefeitura mais importante a de Jijoca. Se situando perto do Equador, o clima dessa região é bastante quente o ano inteiro, o que provoca a visita de aproximadamente 620 mil turistas por ano, vindos de todos lugares do mundo, ao passo que a comunidade conta com 2.500 habitantes permanentes. Durante a alta temporada de turismo (principal atividade econômica), a população aumenta para 10.000 pessoas, o que gera um aumento da quantidade de lixo produzido. Atualmente, todo o lixo é levado a um aterro em Jijoca, o que é prejudicial ao meio-ambiente, além de gerar altos custos. Em resumo, a população não esta conciente em relação ao problema do lixo e joga fora diversos tipos de lixo no chão.

 

 

Causas

 

Inicialmente, constatamos que é extremamente dificil fazer a coleta de lixo em Jericoacoara. Não apenas o calor dificulta o proceso de coleta, mas os caminhoes de lixo percorrem um trajeto de 38 kilômetros à beira do mar, para terem acesso à cidade. Jericoacoara é rodeada de um parque nacional protegido, o que a torna de dificil acesso, além de o transporte ser restrito na estrada entre Jericoacoara e Jijoca. As ruas de areia dificultam ainda mais a coleta, o caminhão enfrenta obstáculos e existe risco de quebra de peças do caminhão. Assim, os custos de transporte são muito elevados. A cidade de Jijoca, onde se encontra o aterro, não dispõe de nenhuma infraestrutura que permita a reciclagem de materiais como plástico, vidro ou papel, ou de material orgânico.

 

 

Objetivo Geral

 

O objetivo geral desse projeto será a criação de uma empresa social com a missão de “reduzir a quantidade de lixo em Jericoacoara e valorizar o lixo orgânico, visando a criação de um sistema de compostagem e de uma horta comunitária”.

 

O conceito de empresa social é recente e vem sendo implantado em diversas partes do mundo graças ao sucesso de alguns empreendimentos[3] desenvolvidos por Muhamed Yunus, criador do Grameen Bank (pioneiro em microcrédito) e ganhador do prêmio nobel da paz. A idéia central da empresa social é de construir uma empresa que seja lucrativa e que funcione como uma empresa tradicional, mas que oriente sua missão para a resolução de um problema social ou ambiental de uma certa comunidade.

 

 

Objetivo Específicos

 

Criação de dois produtos vendáveis na comunidade de Jericoacoara: Adubo e Legumes

O nosso projeto consiste em criar uma horta comunitário baseado na compostagem, com o objetivo de plantar legumes. Mais específicamente, nossa empresa social é um projeto piloto que consiste em recolher o lixo orgânico de quatro pousadas e hotéis afim de criar uma compostagem utilizada pelo jardim. Os legumes frescos seriam vendidos primeiramente às pousadas e hotéis e, em seguida, dependendo da quantidade de coleta, eventualmente ao público em geral.

 

 

Criação de empregos locais

Inicialmente, nosso projeto cria empregos para a comunidade de Jericoacoara. O projeto começara como um “piloto” e ganhará escala na medida que o modelo de negócio da empresa social seja bem assimilado e gere os resultados esperados.  

 

Redução da quantidade de resíduos transportados pelo parque nacional para o município de Jijoca

A reutilização do lixo orgânico reduz de forma significativa o material transportado para Jijoca o que também reduziria significativamente os custos de transporte. No médio e longo prazos, esse projeto poderá ser unificado com um projeto que vise também residuos recicláveis, o que permitirá o aumento da consciencia ambiental local e da percepção do lixo. 

 

Público Alvo

Para a implantação do projeto piloto, diversos públicos serão implicados.

Do ponto de vista do gestão e da operação da empresa social, somente moradores de jericoacoara serão mobilizados. Para a gestão, o conselho comunitário de jericoacoara (líder desse projeto) será o responsável, alocando um de seus membros para a gestão. Para a operação, inicialmente 1 a 2 agricultores da região de jericoacoara serão contratados para a geração de adubo e para o trabalho na horta. Será dada preferência para agricultores que estejam sem emprego ou que vivam atualmente em situação econômica precária.

 

Do ponto de vista do mercado, dois outros públicos serão privilegiados. Primeiramente, os proprietários de pousadas e de restaurantes. Esses poderão comprar os legumes produzidos localmente pela horta. O segundo público será a população variável de Jericoacoara, ou seja, os turistas nacionais e estrangeiros. Esses serão implicados com o projeto atráves dois mecanismos principais: utilização de redes sociais com atualização sobre o avanço da empresa social; possibilidade de visitas a horta comunitária como uma atividade de “eco-socio-turismo”.

 

Beneficiados diretamente

O projeto piloto possibilitará que vários atores sejam beneficiados diretamente.

 

Comunidade de Jericoacoara

Reutilização do lixo orgânico, sensibilização para os problemas e oportunidades derivados do lixo, emprego e renda para agricultores (1 a 2, com impactos diretos para suas famílias) implicados no projeto piloto e para demais habitantes com o ganho de escala do projeto.

 

Conselho Comunitário

Ganho de conhecimento e de competências para uma atividade de grande importância para o futuro da comunidade de Jericoacoara (gestão do lixo).

 

Donos de Restaurantes

Possibilidade de comprar legumes e vegetais locais, sem necessidade de ir a grandes centros (de forma limitada no início – em torno de 4-5 pousadas participantes do piloto - podendo ganhar em importância na medida que o projeto ganhe escala).

 

Prefeitura de Jijca de Jericoacoara

Redução do lixo orgânico transportado até o aterro de Jijoca. Ganhos do ponto de vista de reputação e imagem para o município, o que pode ser utilizado como um argumento (ecologicamente e socialmente responsável) para atração de turistas.

 

Beneficiados Indiretamente

 

Resultados Gerais para a Comunidade de Jericoacoara

  • ·        Empregos gerados: 1-2 agricultores em situação econômica precária;1-3 membros do conselho comunitário de jericoacoara.
  • ·     Redução de Resíduos orgânicos transportados ao aterro de Jijoca de Jericoacoara: Espera-se reduzir em ao menos 10-15% a quantidade de resíduos orgânicos atualmente transportados para o aterro de Jijoca de Jericoacoara. Essa quantidade pode aumentar dependendo da produção de lixo em Jericoacoara e da expansão do projeto.

 

Parcerias e responsabilidades·        

  •           Conselho Comunitário de Jericoacoara: Responsável pela gestão do projeto ;
  • ·         Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara: Responsável pela doação do terreno para a realização do projeto ;
  • ·        Professores e alunos da HEC Montréal: Parceiros na elaboração, implantação e acompanhamento do projeto.

 

Modelo de Operação

 

Compostagem

A compostagem é um processo biológico natural produzido em condiçoes controladas e que transformam matéria orgânica em um produto estável, parecido ao húmmus e chamado de “composto”. Durante a compostagem, vários micro-organismos, como as bactérias e os fungos, decompoem a matéria orgânica em elementos mais simples. A compostagem é um processo aeróbico, o que significa que os micro-organismos têm necessidade de oxigênio para fazer seu trabalho.

 

Horário da Coleta

Um funcionário fará a coleta da matéria orgânica das pousadas seis dias por semana. A decisao de coletar lixo orgânicos diariamente (com exceção do domingo) é baseada em várias vantagens e permite evitar  os inconvenientes citados na tabela abaixo.

DOCUMENTOS DO PROJETO

 

 ARTIGO DO PROJETO NO EXTERIOR 

Notícias Projeto HEC Montreal

  • 21/05/2012 17:12

    O NOME DA NOVA HORTA DE JERI. JERI ORGÂNICA

    Foi decido através de votação no FACEBOOK e SITE DO CCJ nome da futura horta de Jericoacoara.   O Vencedor foi JERI ORGÂNICA.   Amosta abaixo de um possível logo da horta.

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br