PROJETO JERI DE CARA LIMPA

" QUEM AMA CUIDA"

PROJETO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

 

JUSTIFICATIVA

 Diante de tantas reclamações, indignações, falta de um olhar mais atencioso para a população residente em Jericoacoara, por parte das autoridades competentes, resolveu-se pensar numa forma de amenizar parte dos problemas existentes na comunidade partindo do principio de que a força das pessoas que moram aqui é primordial para se iniciar um processo de conscientização para a melhoria de quem aqui vive. Acredita-se que ainda há uma luz no fim do túnel. E este projeto vem em busca deste foco de luz. Jeri precisa buscar soluções para que possa ser a tão admirável vila que já foi um dia. Para que possamos conseguir realizar parte deste sonho, precisamos nos unir, para que juntos possamos alcançar nossos objetivos e termos de volta o Paraíso do qual possamos nos orgulhar.

 

OBJETIVOS

  • Buscar nas crianças, adolescentes, jovens, adultos e familiares de maneira geral, o senso da conscientização para a cultura da paz, da preservação e do prazer em cuidar o que é de todos;
  • Educar para poder conviver com responsabilidade, e ter a garantia de prosperidade para as próximas gerações;
  • Educar para preservação do patrimônio local, garantindo a prosperidade de gerações futuras;
  • Garantir a continuidade do desenvolvimento do Turismo, de forma sustentável, e em benefício de todos;
  • Preparar as crianças da comunidade para dar continuidade ao processo de participação e desenvolvimento sociocultural da comunidade.

 

 PÚBLICO ALVO

            Pessoas de toda comunidade que queiram contribuir para a realização do projeto, não especificando idade, cor, sexo, religião, nem posição social.

 

FINALIDADE

            O Projeto consiste em ações e manifestações para a tomada de decisões e prática de atitudes dos moradores da comunidade

SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE FORAM OBSERVADAS NA COMUNIDADE E QUE O PROJETO PRETENDE FOCAR NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS.

 

  • EDUCAÇÃO

            Que possamos educar, não só as crianças, mas também seus familiares, pois a escola faz sua parte, mas algumas famílias desfazem esse trabalho, deixando de dar continuidade a esse trabalho ou até distorcendo o que é feito ou iniciado na escola. Atualmente a escola passa por situação de desconforto sem poder fazer seu trabalho com tranquilidade, pois alguns poucos adolescentes da comunidade veem a prejudicar o andamento da mesma, atrapalhando o andamento das aulas.

 

  • SAÚDE

            Saúde não se resume a médicos, enfermeiras, e medicamentos de primeiros socorros nos postos de saúde, o que nem isso temos quando precisamos, mas  saúde se tem quando as pessoas da comunidade se preocupam em combater as drogas, a violência Infantil, a violência contra a mulher, a aliciação de menores, e a prostituição de menores dentro da comunidade. Saúde se tem quando se cuida das crianças e adolescentes preparando-os para a vida adulta com responsabilidade. Tornar eficiente a ação dos agentes de saúde da comunidade, (já que não se observa o trabalho destes profissionais atuantes como deveria), na função de esclarecerem as famílias dos riscos de determinadas doenças presentes na comunidade. Não podemos ficar de braços cruzados esperando apenas pelo poder público que pouco tem feito para amenizar os problemas.

 

  • SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE          

Entende-se como Segurança pública, não um número grande de contingente de policiais passeando nas ruas de Jeri, mas sim, policiais que se unam às pessoas da comunidade para juntos poderem combater os problemas que surgem no meio social. É preciso que as pessoas de bem desta comunidade unam-se à segurança Publica para combater a todos os que estão aqui infiltrados destruindo famílias e muitas crianças de Jericoacoara. A comunidade não pode fazer “fechar os olhos” pros problemas que acontecem diariamente nesta comunidade como prostituição Infantil, crianças até altas horas da madrugada pelas ruas e festas usando drogas, adolescentes nas ruas usufruindo dos direitos que acham que têm de fazerem o que querem, prevalecendo-se do ECA, vivendo por aí nas ruas sem proteção por negligência dos pais. Queremos uma polícia que saiba realmente garantir segurança e faça cumprir os deveres de verdadeiros protetores da comunidade civil, mas isso só é possível se formos parceiros dos que fazem a segurança, denunciando tudo isso que está acontecendo aqui na nossa Vila. Precisamos ser antes de tudo, responsáveis por nós mesmos e por nossos filhos, ensinando aos mesmos boas maneiras, formas de conviver no meio social, educa-los para a vida adulta. Se não cuidarmos de nossas crianças e nossos adolescentes hoje, como serão os nossos futuros herdeiros? Que tipo de sociedade Jericoacoarense teremos? A hora é agora de começarmos a dar um rumo diferente para nossos futuros cidadãos e a parceria da policia civil e militar é fundamental nesta hora. 

 

  • RUAS LIMPAS SEM LIXO E SEM ANIMAIS A INCOMODAR VISITANTES E MORADORES

            Combater os maus hábitos de alguns moradores que ainda não tomaram consciência da importância de que as ruas de Jericoacoara, quando estão limpas representam a cara da comunidade e ainda existem pessoas que colocam o lixo em frente as casas no meio da rua depois que a coleta já tem passado, deixando exposto aos animais que circulam pelas ruas em busca desses detritos. Além disso, observa-se fezes de animais nas ruas deixando as mesmas com mal cheiro e aspecto desagradável para visitantes. Esses animais também devem ser retirados das ruas para eliminar tal problema.

            Outro problema que deve ser focalizado no projeto é o tráfego de motoqueiros descontrolados circulando pelas ruas de Jericoacoara sem o mínimo de conhecimento das Leis de Trânsito, prontos a qualquer hora acidentar uma criança ou até mesmo um adulto.

 

AMBIÇÕES DO PROJETO

            Envolver um grande contingente de pessoas da comunidade no projeto. Jericoacoara precisa está organizada para lutar em busca de um só objetivo que é o bem de todos. A grande ambição do projeto é buscar conscientizar as pessoas que moram na comunidade a lutarem pelas causas sociais de forma organizada. Partir do principio de que se começarmos a buscar solucionar os problemas mais preocupantes da comunidade, estaremos no caminho certo para depois tentarmos resolver outros problemas maiores.      

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

  • Abertura do projeto: Caminhada de manifestação dia 21 de junho de 2013 saindo da rua principal às 16 horas em frente da Delegacia em direção à praia percorrendo toda a rua até a Duna do pôr do sol.
  • Dia 01 de Julho de 2013, Palestra informativa, apresentação do projeto para as pessoas da comunidade, na sede do CONSELHO COMUNITÁRIO às 19 horas.
  • Exposição de faixas informativas de conscientização todos os finais de semana na praia e na Duna do pôr do sol a partir do dia 29 de junho de 2013, levando informações das ações problematizadas no projeto, por uma equipe de apoio ao projeto;
  • Domingo, 14 de julho de 2013, 2ª caminhada de conscientização, saindo de frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima às 16:30 horas em direção à praia, terminando com uma concentração na Praça Edvá Esmerino da Silva;
  •   Audiência com o Senhor Prefeito Municipal para levar até o mesmo os casos que serão focalizados;  
  • Apresentação do Projeto às lideranças comunitárias, para fechamento de parcerias.

           

 PARCERIA INICIAL

         Conselho Comunitário de Jericoacoara e comunidade em geral.

 

FINANCEIRO

        Responsabilidade do IDEALIZADOR do Projeto, Francisco José da Costa, (Beleleu)

 

GRUPO DE FRENTE NA REALIZAÇÃO DO PROJETO

            Pessoas interessadas em ajudar na realização das ações para que o Projeto possa ser desenvolvido com êxito.  As pessoas interessadas procurar o IDEALIZADOR  do Projeto, Francisco José da Costa na Pousada BELELEUS, ao lado da Praça Edvá Esmerino da Silva, no centro da Vila de Jericoacoara.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃ/APLICAÇÃO DO PROJETO

            Fica acordado entre os participantes e o Grupo de frente que as ações poderão se repetir por mais de uma vez, haja visto, as ações deverão ser de natureza conscientizada. Enquanto houver a participação do público no envolvimento das ações do projeto, o mesmo deve continuar. É também uma forma de atrair mais pessoas para a causa e partir para uma mudança de atitude não só dos adultos, mas também das crianças.

DEIXE SUA OPINIÃO OU SUGESTÃO DO PROJETO E SEJA UM APOIADOR!

  • Data: 04/06/2013 De: andre thome

    Assunto: barulho

    Em relação a barulho,temos que educar certos donos de bares,a apreender a ter respeito e educação com o próximo .esses musicos tambem tem que ter conciencia. de tocar baixo,e não achar que estão tocando para uma multidão .Educação nunca é demais,eu acho que poderia ter uma fiscalização forte sobre esses bares,porque pessoas trabalham,crianças estudaõ,e ninguem é obrigado a escutar o barulho de ninguém!!!

    Responder

  • Data: 26/05/2013 De: Helio Bezerra Sanches

    Assunto: Projeto GERI DE CARA LIMPA

    Sensanional iniciativa , estão de parabens seus idealisadores, gostaria de citar alguns detalhes que tenho notado nas varias vezes que tenho ido a Geri :
    1- muitos cães vadios dia e noite 2-muitos veiculos transitando sem nescessidade 3-deveria ser terminantemente proibido o som alto que alguns imbecis usam principalmente em bugs ou bugres

    Responder

Novo comentário

Contato

Conselho Comunitário de Jericoacoara
Rua principal,00
Jericoacoara - Ceará - Brasil
62598-973

5588 9914 8625

Conselho Comunitário de Jericoacoara © Todos os direitos reservados.

A Serviço da Comunidade - www.jeri.org.br - info@jeri.org.br