Jericoacoara -  O Paraíso do Brasil


PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA


O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007.

Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.

O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.

Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.

Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são a maior atração do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para prática de esportes náuticos.

Para mais informações, basta fazer contato pelo telefone (88) 3669-2140 ou pelo e-mailparnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br.
COMO CHEGAR

Via Rodoviária: Saindo de Fortaleza pela BR-222 ou pela CE-085 (Estruturante Costa do Sol Poente) são 280 km de asfalto mais aproximadamente 15 km de estrada de terra até uma das três atuais entradas do Parna: Preá, Lagoa Grande ou Mangue Seco.

Sugerimos o ônibus, com saída na Estação Rodoviária ou no Aeroporto de Fortaleza; a passagem inclui a jardineira 4x4 até Jericoacoara.
ONDE FICAR

As opções de hospedagem em Jericoacoara vêm aumentando com o crescimento do turismo por lá. A vila conta com hotel, diversas pousadas e camping. São inúmeras opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. Há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo à entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque.
INGRESSOS

Ainda não há visitação formal, atividade que só pode começar com o Plano de Manejo em vigor. Portanto, não pode haver cobrança de ingresso antes do Plano de Manejo. Segundo a equipe do Parque Nacional de Jericoacoara a revisão do Plano já foi realizada e o mesmo deve ser publicado em breve.

Mais informações no Blog do Parque Nacional de Jericoacoara

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

fonte: icmbio


JERICOACOARA


Estamos situados a mais ou menos 300km de Fortaleza a capital do estado. Somos banhados pelo oceano atlântico e fomos abençoados por Deus com a praia mais bonita do mundo rodeada de dunas e coqueirais.

Criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923, denominada Jericoacoara, a enseada está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros, que vindo por mar com destino ao Maranhão, aí estiveram a partir do século XVII. Foi definitivamente descoberta pelo turismo internacional em meados dadécada de 70. Tendo sido considerada "uma das dez mais belas praias do mundo", por reportagem publicada no jornal americano 'Washington Post'.


Com uma população de, aproximadamente, 2.500 pessoas, oferece todos os serviços básicos, como: posto telefônico,posto de saúde, farmácia, dentista, lavanderia, supermercados, etc. Por se localizar em Área de Preservação Ambiental, tudo funciona em perfeito sincronismo com a natureza. Desfrute o que ela lhe oferece, preservando o Meio Ambiente. A única maneira para chegar a Jeri é de veículos 4x4 por trilhas, entre lagoas, dunas e a praia! O buggy é o veículo preferido para o trânsito e os passeios.

Todas as ruas são de areia. Não existe iluminação pública, a rede elétrica é subterrânea, o que faz da noite em Jeri um espetáculo a parte. Jeri tem uma mistura de paisagens incríveis: dunas, lagoas com água transparente, mangues,praias desertas e a famosa Pedra Furada. Jericoacoara só foi descoberta pelos windsurfistas e kitesurfistasrecentemente. Aqui é considerado um dos cinco lugares melhores do mundo para praticar esse esporte radical, porque tem vento de 20 a 30 nós todos os dias, entre Julho e Dezembro!


Jericoacoara pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara que se limita a leste com a vila de Preá no município de Cruz, a oeste com o município de Camocim, ao norte com o Oceano Atlântico e ao sul com o município de Bela Cruz.
Jericoacoara fica a aproximadamente 300 km no extremo noroeste da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará e a 220 km a leste de Parnaíba, cidade do vizinho estado do Piauí.

Por sua natureza privilegiada, apesar desses limites mostrados através dos pontos cardeais, o "Pôr do Sol" em Jeri se dádentro do mar! Isso mesmo, o sol se põe a oeste e a posição geográfica da enseada de Jeri, proporciona um "por de sol" como se estivéssemos na costa oeste da América do Sul, ou seja, no Oceano Pacífico. E estamos na costa doAtlântico! Este, é o maior exemplo da primeira frase deste tópico...

Em 1984 foi criada a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL de Jericoacoara, através de uma lei federal, que determinou diversas normas a serem obedecidas no local. A fiscalização e o controle da APA são feitos pelo IBAMA, que mantém um escritório e uma equipe no local. A área protegida é de aproximadamente 200 km2, tendo como limite leste a praia do Preáe como limite oeste a vila do Guriú. Os limites da APA se estendem até cerca de 10 km de distância do litoral, e nela estão incluídos os mais diversos cenários: dunas móveis gigantescas, lagoas de água cristalina, manguezais, coqueirais, praias de enseada com mar calmo, praias de oceano com ondas, praias rochosas, cavernas, etc.


O decreto de 4 de fevereiro de 2002 cria o PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA e redefine os limites da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara.


O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no Estado do Ceará, com área de oito mil, quatrocentos e dezesseis hectares e oito ares é a transformação de parte da APA existente e anteriormente mencionada.

Os objetivos do PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA são os de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

-----------------------------
Mangues, mata de restinga, coqueirais, dunas móveis: um impressionante cenário natural ameaçado pela especulação imobiliária e pelo turismo descontrolado."No Serrote existe uma gruta enfeitada e cheia de riquezas, onde mora uma princesa amaldiçoada. Ela foi transformada em serpente, restando apenas os pés e a cabeça humana. Para acabar com o encanto, é necessário que alguém desenhe uma cruz com sangue humano em cima da pele de cobra". É uma das lendas que aqui circulam em nossa vila de pescadores no litoral cearense conhecida sobretudo, pela sua beleza natural. Mas é também uma metáfora das ameaças que este paraíso ecológico vem sofrendo com a especulação imobiliária e um turismo descontrolado.


Serrote é o nome dado a duas colinas de aproximadamente 100m de altura que se destacam entre as grandes dunas de Jericoacoara. Visto do alto, o Serrote tem o formato de um jacaré deitado ou um "jacaré quarando ao sol". Para os moradores mais antigos esse é o motivo do nome da vila que, segundo eles, era chamada antes de Jacarequara. Mas também existe uma explicação mais oficial para o nome: é a de que ele deriva do vocábulo tupi-guarani yuruco, que quer dizer buraco, mais cuara, que quer dizer tartaruga, formando a expressão "buraco das tartarugas".


Jericoacoara pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara, que fica a 317 km a oeste de Fortaleza. Mangues, mata de restinga, coqueirais, dunas móveis com lagoas, formações rochosas, morros e toda sua extensão litorânea compõem o impressionante cenário natural de Jericoacoara, habitat propício para peixes de várias espécies e uma abundante variedade de pássaros.


Um dos locais mais bonitos de Jericoacoara é a "Pedra Furada", uma enorme formação rochosa em forma de arco esculpido pela ação das ondas do mar. Durante o período que vai de 15 de julho a 15 de agosto, o sol se põe justamente no arco da pedra, formando um belo espetáculo. A ocupação da vila de Jericoacoara começou provavelmente no final do século passado, quando cinco famílias teriam chegado para explorar a pesca. A grande quantidade de peixes garantiu o crescimento da vila, que chegou a abrigar na primeira metade do século XX dois armazéns que estocavam farinha e goma para atender barcos de outros lugares.


Até os anos setenta não existiam pousadas e os turistas ficavam nas casas dos pescadores, que emprestavam redes e cozinhavam para eles em troca de produtos alimentícios ou roupas. Esses turistas ficavam semanas ou meses.
Impulsionada pela propaganda boca a boca dos visitantes e por uma reportagem do jornal norte-americano Washington Post, que elegeu Jericoacoara como uma das dez praias mais bonitas do mundo, aos poucos os turistas foram chegando e introduzindo novos hábitos na comunidade. Vieram as primeiras pousadas e restaurantes, e com eles novas matérias de jornais e TVs de todo o mundo.


O uso de redes de pesca - no lugar da tradicional linha de mão e tarrafa - não permitia a renovação dos cardumes e causou a escassez do peixe. Muitos pescadores tiveram de abandonar seus barcos para trabalharem no comércio e serviços. Bugueiro, vendedor, comerciante e guia são profissões comuns entre os mais jovens. Em 1985, Jericoacoara tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), e isto ajudou a conter um crescimento desordenado da população e das construções. Mesmo assim o censo de 1984 apontava 580 habitantes na vila (48,8% da população entre 0 a 15 anos) e, na virada do ano 2000, este número cresceu para cerca de 1.300. Em 4 de fevereiro de 2002 nossa localidade foi transformada em PARNA ( Parque Nacional).


Nos últimos anos os moradores de Jericocoara organizaram-se em um conselho comunitário afim de promoverem um maior diálogo entre ele acerca de seus problemas. Isso trouxe grandes conquistas para a comunidade que se tornou mais consciente dos desafios que o progresso apresentava como, por exemplo, a implementação de um sistema de reciclagem de plásticos e vidros e de compostagem do material orgânico.


Uma das maiores preocupações dos moradores é a especulação imobiliária. O regulamento da APA proíbe que novas pousadas e restaurantes sejam construídos, mas muitas casas, compradas por moradores de outras regiões do país, são ampliadas para aluguel de quartos. O quadro ficou ainda mais complexo com a aprovação, pela Câmara de Vereadores de Jijoca, de uma lei que aumenta a altura máxima das casas para 7 metros, permitindo a construção de dois andares. Isto descaracteriza a vila e esconde a vista da praia, além de atrair mais visitantes do que o local comporta. O Conselho Comunitário de Jericoacoara, contrário a esta decisão, propõe um novo limite de 5 metros, o que viabiliza um mezanino.


Mas a omissão do poder público se exprime também em outras decisões. Há pouco tempo, por exemplo, construiu-se um centro de informações turísticas no meio da rua principal o que dificulta a passagem de transeuntes e compromete a bela vista para o mar. Antes da construção, o conselho comunitário apresentou várias propostas que não foram aceitas. A comunidade revoltada chegou a queimar o início da construção, mas as atividades no local foram reiniciadas sob a vigilância da polícia. No ano de 2009 a luta pela retirada desse OVNI do meio da rua principal foi ganha pelos moradores.


Esta vila "enfeitada e cheia de riquezas, onde mora uma princesa..." não pode continuar amaldiçoada e fadada à destruição. As agressões sofridas pela natureza, o tráfico e a prostituição infantil existentes em Jericoacoara não combinam com este Paraíso ecológico. A sociedade civil organizada e o poder público precisam fazer sérias e urgentes intervenções para evitar tais danos. A especulação imobiliária, os interesses econômicos e politiqueiros não podem decretar a destruição da "Princesa" da Vila de Jericoacoara que pertence a todos nós. E justamente por isto esta luta não pode ser somente dos seus moradores, que continuam dando "sangue humano" para acabar com o "encanto da serpente".


Da História Antiga

Pormenor do mapa do costa do Ceará em 1629, de Albernaz I, com destaque para Jericoacoara.

A indicação de Jericoacoara no território e história do Ceará, vem bem antes da criação do distrito de Acaraú[8] ou da descoberta deste pelo turismo internacional em meados da década de 1970. Este já era indicado nas cartas geográficas do século XVII,,.[9][10][11]

Área conhecida como parte das terra dos índios Tremembé, foi local de instalação do vilarejo e forte de Nossa Senhora do Rosário, que serviu como base de apoio aos portugueses nas batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão.[12]

Segundo conta o historiador Raimundo Girão, "Em 1614, depois de desembarcar no Iguape, município de Aquiraz, e de demorar-se no Ceará, Fortim de São Sebastião, de Soares Moreno, esteve Jerônimo de Albuquerque[13] na região de Jericoacoara, ali ergueu ao pé do serrote uma pequena fortaleza, com estacas de madeira - o Forte de Nossa Senhora do Rosário, tendo-se celebrado a 5 de Outubro do mesmo ano, festa em louvor a santa."

Continua Raimundo Girão: "No mesmo ano esse fortim fora atacado, no dia 18 de Julho pela gente de Du Prat, pirata francês, compondo a tripulação de uma nau porém é repelido heroicamente...". Esse Fortim a que se refere o historiador está localizado numa enseada, do antigo distrito de Acaraú, criado pela lei municipal nº 94, de Junho de 1923, denominado Jericoacoara.[14]

A enseada de Jericoacoara está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores portugueses às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros, que vindos por mar com destino ao Maranhão ai estiveram a partir do século XVII e dos nativos.

No dia 16 de novembro de 1952 foi inaugurado o "Farol de Jericoacoara", localizado a 120 metros do nível do mar, no topo de um dos serrotes que delineiam a enseada, cuja construção foi dirigida pelo Capitão Jorge Leite da Silva.

Em 1984, o governo brasileiro, por ato de seu presidente, o General João Figueiredo, determinou área de Jericoacoara com sendo de Área de Proteção Ambiental.

Em 1991, por força da lei nº 11.796, Jijoca, distrito de Cruz, tornou-se município autônomo, anexado ao seu território a praia de Jericoacoara e passando a denominar-se Jijoca de Jericoacoara.[14]

Em 1998, a energia elétrica passou a ser provida por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da aldeia de Jericoacoara.

Seja o primeiro a ler as novidades!