CCJ E CEJ ENVIAM OFICIO A SETMA SOBRE ARIE JERI

01/09/2021

Em 1 de setembro de 2021

Ao

Sr. Juscelino Mota

Secretario de Turismo e Meio Ambiente da PMJJ

Ref: Consulta Pública - Criação da ARIE Jeri

Sr. Secretario.

Em tempo de cumprimentá-lo, vimos por meio deste, solicitar detalhes desse Projeto ARIE JERI.

A justificativa no início do seu documento publicado informa que:

Nível ambiental: A U.C no município constituirá ferramenta importante para recuperar e preservar toda a área. Em vistas de que as áreas têm grande influência por estar situada em uma praia reconhecida nacional e internacional com fluxo constante. Além de que, será mecanismo direto para preservar a biodiversidade local.

Nível social: Irá oferecer cultura, lazer e entretenimento à população por meio de atividades culturais e educativas, essenciais para a saúde física e mental dos cidadãos.

Nos faz perguntar qual é o objetivo de tal criação?

O que se pretende fazer nas áreas demarcadas no projeto?

Nestas áreas como irão oferecer cultura, lazer e entretenimento? Com que finalidade e para quem?

Com construções ? Obras ? Estas áreas serão cercadas?

O documento inicial Justificativa fala ainda em valor que estas áreas geram em nível econômico, o que seria esse nível econômico?

Estas áreas se prestarão a refrear a constante invasão de terras e construções fora dos básicos e rústicos padrões da Vila d Jericoacoara?

De que maneira a população poderá participar na concepção e na manutenção destas áreas?

Como implantar um adensamento botânico de vegetação natural? A SETMA ficará responsável pela manutenção deste adensamento dado que será plantado artificialmente?

Por favor nos expliquem a relevância científica, ambiental, histórica e cultural da área.

Estamos à disposição para uma reunião presencial, na sede dos Conselhos em data e hora que possam agendar com nossas diretorias para elucidarmos nossos questionamentos.

Atenciosamente,

Lucas Herrero - Presidente

Conselho Comunitário de Jericoacoara

CNPJ 07.664.212/0001-12

Oswaldo Leal - Presidente

Conselho Empresarial de Jericoacoara

CNPJ 34.609.654/0001-39

Reuniram-se hoje na sede do Conselho Comunitário de Jericoacoara, moradores membros da entidade para dá posse a chapa única UNIDOS SOMOS MAIS FORTES para o biênio 2025/2027, conforme manda o EDITAL DE CONVOCAÇÃO publicado dia 31/07/2025, em nosso site, facebook, instagram e afixado em nosso mural na sede social da entidade, localizada na...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de chapa única JUNTOS SOMOS MAIS FORTES que terá sua formalização no encontro da convocação dos membros dia 15 de agosto de 2025 a partir das 19h na sede do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

MPF recomenda paralisação imediata das obras de concessão em Jericoacoara até realização de estudos ambientais. No parecer, o MPF destaca que as obras "podem afetar o fluxo do vento e a movimentação das dunas do Parque Nacional" e que há espécies ameaçadas de extinção, e outras que podem vir a ser.

O Ministério Público recomendou nesta segunda-feira (19/05) a suspensão imediata da execução do Contrato de Concessão do Parque Nacional de Jericoacoara (Parna Jeri/PNJ), sobretudo para que as intervenções físicas e as obras de engenharia no parque sejam paralisadas, até a análise apurada de toda a documentação requisitada. A recomendação foi...

O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou pela manutenção da suspensão da cobrança de ingressos para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), em pausa desde janeiro, por decisão da Justiça Federal.A 18ª Vara Federal do Ceará, em Sobral (Região Norte), reuniu as partes interessadas em audiência pública na última semana.

A partir dos...