O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou pela manutenção da suspensão da cobrança de ingressos para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), em pausa desde janeiro, por decisão da Justiça Federal.A 18ª Vara Federal do Ceará, em Sobral (Região Norte), reuniu as partes interessadas em audiência pública na última semana.
A partir dos...
FORMALIZAÇÃO DIRETORIA CCJ 2021 A 2023

Na noite do 03/08/2021 aconteceu na sede do Conselho Comunitário de Jericoacoara as 19hs a formalização da nova diretoria do biênio 2021 a 2023, conforme segue abaixo:
Presidente : Lucas Herrero
Vice-presidente: Jean Carlos
1ª Secretária: Regina Fernandes
2ª Secretária: Lucia Helena
1º Tesoureiro: Elenildo Silva
2º Tesoureiro: Lucimar Marques
Coordenador do Conselho de Paz: José Neto
Conselho Executivo: Raimundo Nonato
Conselho Executivo II: José Manoel
Conselho Executivo III: Tereza Diogo
Conselheira Suplente: Rita Melo
Conselheira Suplente II: Maria Aurilene
Conselheira Suplente III: Francisca Regina
Foram feitas várias explanações pelos presentes, com foco principal na união entre as pessoas para resolução de problemas que enfrentamos na Vila de Jericoacoara.
Como estratégia principal, vamos elencar e buscar soluções de "um" problema por mês junto aos órgãos públicos ou entes que solucionem.
Nossos agradecimentos a todos que participaram da reunião.
O Consórcio Dunas foi o grande vencedor do processo de concessão de serviços de apoio à visitação no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, realizado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). O empreendimento é formado pelo Grupo Cataratas junto com a Construcap, construtora presidida por Roberto Ribeiro Capobianco. Alvo da Lava Jato em 2016, o...
Decisão responde à Ação Civil Pública impetrada pelo município de Jijoca de Jericoacoara, que questiona métodos do ICMBio e da Urbis, concessionária do parque
Documento disponível no Diário Oficial do Estado confirma aquilo que a comunidade sempre soube: As terras da família Machado sempre foram ao sul do Parque Nacional, e não existia nenhuma propriedade privada na área quando o Governo do Estado realizou a regularização fundiária de Jericoacoara.
Uma análise feita pela Engenheiro cartográfico Dr. Paulo Roberto Lopes Thiers sobre a topografia registrada no cartório de Jijoca em 2007, que aumenta a área de 441,04 para 924,49 hectares não pode ter sido realizada em campo.
A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) informa que, considerando as questões trazidas pela comunidade da Vila de Jericoacoara sobre a cadeia dominial do imóvel, realizará uma série de diligências a fim de ouvir outros órgãos e aprofundar a análise de todos os pontos colocados. O objetivo da Procuradoria é garantir a segurança jurídica com...