REUNIÃO CCJ, PMJJ E CMJJ

05/09/2019

Na manhã dessa quinta-feira(5), a diretoria do Conselho Comunitário esteve reunida com o prefeito Lindberg Martins, secretários e Câmara de vereadores representada pelo Presidente Jair e Vereador Brancoso.

Após a série de visitas de nossa entidade, a pontos públicos e a prefeitura notificada, se fez necessário a reunião para ouvirmos da prefeitura quais serão a principais soluções para alguns problemas que a Vila vem enfrentando.

Após a apresentação dos presentes, fomos apresentando os problemas e ouvindo quais seriam as possíveis soluções, conforme detalhamento abaixo:

USINA DE RECICLAGEM

Após CCJ enviar oficio a PMJJ sobre as condições da usina, foi informado que o lixo e entulho que estavam ao redor, já foram recolhidos uma boa parte e o resto na próxima semana e que esse equipamento será todo murado e cimentado o piso.

Segundo informações, a questão de segurança do trabalho por parte da cooperativa também foram resolvidos.

COLETA DE LIXO

A informação que recebemos é que os caminhões compactadores quebram bastante no percurso Jijoca/Jeri/Jijoca, as vezes chega a ficar com três quebrados. A solução futura breve é deixar dois compactadores permanentes na Vila de Jericoacoara e o lixo será feito transbordo na usina para três caçambas que também ficarão permanentes e levarão até o lixão/aterro sanitário. Além desses veículos também teremos uma retroescavadeira a disposição da secretaria regional ou autarquia municipal. A vila recolhe por dia cerca de 40 toneladas de lixo. Provavelmente ainda esse ano, a prefeitura irá notificar os grandes geradores para que recolham o lixo que produzirem, conforme lei já aprovada há bastante tempo. Será também intensificado a questão da conscientização da coleta seletiva, pois ainda temos muito lixo orgânico misturado com o reciclado.

OBRAS ESTACIONAMENTO DE MORADORES E POLO

Após a visita do CCJ a esses locais, perguntamos porque as obras ainda não foram finalizadas. Segundo informações do Séc Elicar Monteiro, a empresa licitada não cumpriu o cronograma e também não foi paga. Está sendo feito novo chamamento para nova empresa terminar as obras. Vamos aguardar!

POSTO BPTUR

Visitamos o posto policial de Jeri, o mesmo está em péssimas condições de funcionamento. Informamos das condições a PMJJ, mas disseram que não é competência municipal e não tem instrumentos legais para ajuda-los. Encaminharemos denuncia ao governo do estado.

ANIMAIS VILA

Quanto aos animais de pequeno porte, foi feito um convênio entre a prefeitura AJSP e INTA Sobral para realizar 700 castrações na sede do Conselho Comunitário no valor de R$71.000,00 ( setenta e um mil reais ).

Quanto aos animais de grande porte, a prefeitura está aguardando uma recomendação do ministério público para tomar as devidas providências.

FISCALIZAÇÃO

No inicio de outubro, todos os concursados fiscais deverão assumir seus cargos nas secretarias de turismo e meio ambiente, infra-estrutura, tributos... Ai deverá ser feito um trabalho intensivo de fiscalização. Vamos aguardar.

O Conselho informou, que do jeito que está, estão enxugando gelo.

ASSUNTOS DIVERSOS

Prefeito irá na terça-feira em Brasília ao MMA, mais uma vez para tratar de assuntos da concessão do parque nacional.

Para uma outra visita fez um convite a um membro do Conselho para acompanhar.

Foi tratado também a questão de limpeza da praia, ref ao tratamento do peixe e deixarem os resto para maré levar.

O presidente do CCJ, Amarildo Marques, perguntou se era possível fazer uma parceria entre CCJ e PMJJ para manutenção de suas atividades, visto que estamos sem condições financeiras. Marcada reunião dia 26 em Jijoca para formalizar assunto.