REUNIÃO PADRÕES DE RUÍDOS NA VILA DE JERI

20/10/2021

No data do dia 14/10/2021, participamos de mais uma reunião com a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara na câmara de vereadores para tratar sobre o DECRETO Nº 2021.08.04.02 que regulamenta os padrões de emissão de ruídos e vibrações na Vila de Jericoacoara.

Estavam presentes prefeito Lindbegh Martins, Procurador Ary Leite, Superintendente da Autarquia Benedita Neta, Lucas Herreiro, Presidente do Conselho Comunitário, Marcelo Laurino, representante do Conselho Empresarial de Jericoacoara, Vereador Reginaldo Jeri, representantes do BPtur, Juscelino Secretário de turismo, fiscais de meio ambiente, empresários de músicas e eventos da rua principal, entre outros moradores.

Teve um breve debate, onde todos tiveram a palavra e chegamos ao um consenso que do jeito que está não pode continuar. São muitas denuncias feitas na prefeitura, policia e ministério público que até o momento não se manifestou.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, ALGAZARRA, DESORGANIZAÇÃO... entre outros adjetivos que não postaremos aqui.

A decisão em conjunto, foi manter o som em 70 decibéis. Caso as casas queiram aumentar seu som, terão de fazer o ajuste acústico em seus estabelecimentos. A partir do próximo ano, os estabelecimentos que fazem eventos, só receberão seus alvarás mediante apresentação do laudo acústico.

Nós do Conselho Comunitário de Jericoacoara manifestamos nosso reconhecimento e apoio à Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara pela publicação do DECRETO Nº 2021.10.15.02 que regulamenta os padrões de ruídos e vibrações na Vila de Jericoacoara.

Consideramos que o limite de 70 decibéis garante aos moradores e turistas diversão dentro das regras de uma conduta civilizada. Somos a favor da diversão, pois vivemos do turismo. Porém, o volume do som produzido por alguns estabelecimentos estava excessivo e insuportável, prejudicando moradores, comerciantes e os próprios turistas.

Estávamos assistindo a um tipo de "guerra" de sons dentro da Vila e em diversas ocasiões solicitamos à Prefeitura e Ministério público medidas que coibissem os excessos.

DECRETO Nº 2021.10.15.02 DE 15 DE OUTUBRO DE 2021

Notícias mais recentes

Leia o que há de novo essa semana

Reuniram-se hoje na sede do Conselho Comunitário de Jericoacoara, moradores membros da entidade para dá posse a chapa única UNIDOS SOMOS MAIS FORTES para o biênio 2025/2027, conforme manda o EDITAL DE CONVOCAÇÃO publicado dia 31/07/2025, em nosso site, facebook, instagram e afixado em nosso mural na sede social da entidade, localizada na...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de chapa única JUNTOS SOMOS MAIS FORTES que terá sua formalização no encontro da convocação dos membros dia 15 de agosto de 2025 a partir das 19h na sede do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

MPF recomenda paralisação imediata das obras de concessão em Jericoacoara até realização de estudos ambientais. No parecer, o MPF destaca que as obras "podem afetar o fluxo do vento e a movimentação das dunas do Parque Nacional" e que há espécies ameaçadas de extinção, e outras que podem vir a ser.

O Ministério Público recomendou nesta segunda-feira (19/05) a suspensão imediata da execução do Contrato de Concessão do Parque Nacional de Jericoacoara (Parna Jeri/PNJ), sobretudo para que as intervenções físicas e as obras de engenharia no parque sejam paralisadas, até a análise apurada de toda a documentação requisitada. A recomendação foi...

O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou pela manutenção da suspensão da cobrança de ingressos para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), em pausa desde janeiro, por decisão da Justiça Federal.A 18ª Vara Federal do Ceará, em Sobral (Região Norte), reuniu as partes interessadas em audiência pública na última semana.

A partir dos...