CCJ E CEJ ENVIAM OFICIO A SETMA SOBRE ARIE JERI

01/09/2021

Em 1 de setembro de 2021

Ao

Sr. Juscelino Mota

Secretario de Turismo e Meio Ambiente da PMJJ

Ref: Consulta Pública - Criação da ARIE Jeri

Sr. Secretario.

Em tempo de cumprimentá-lo, vimos por meio deste, solicitar detalhes desse Projeto ARIE JERI.

A justificativa no início do seu documento publicado informa que:

Nível ambiental: A U.C no município constituirá ferramenta importante para recuperar e preservar toda a área. Em vistas de que as áreas têm grande influência por estar situada em uma praia reconhecida nacional e internacional com fluxo constante. Além de que, será mecanismo direto para preservar a biodiversidade local.

Nível social: Irá oferecer cultura, lazer e entretenimento à população por meio de atividades culturais e educativas, essenciais para a saúde física e mental dos cidadãos.

Nos faz perguntar qual é o objetivo de tal criação?

O que se pretende fazer nas áreas demarcadas no projeto?

Nestas áreas como irão oferecer cultura, lazer e entretenimento? Com que finalidade e para quem?

Com construções ? Obras ? Estas áreas serão cercadas?

O documento inicial Justificativa fala ainda em valor que estas áreas geram em nível econômico, o que seria esse nível econômico?

Estas áreas se prestarão a refrear a constante invasão de terras e construções fora dos básicos e rústicos padrões da Vila d Jericoacoara?

De que maneira a população poderá participar na concepção e na manutenção destas áreas?

Como implantar um adensamento botânico de vegetação natural? A SETMA ficará responsável pela manutenção deste adensamento dado que será plantado artificialmente?

Por favor nos expliquem a relevância científica, ambiental, histórica e cultural da área.

Estamos à disposição para uma reunião presencial, na sede dos Conselhos em data e hora que possam agendar com nossas diretorias para elucidarmos nossos questionamentos.

Atenciosamente,

Lucas Herrero - Presidente

Conselho Comunitário de Jericoacoara

CNPJ 07.664.212/0001-12

Oswaldo Leal - Presidente

Conselho Empresarial de Jericoacoara

CNPJ 34.609.654/0001-39

Está em execução pela CAGECE, o projeto de Ampliação e Melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Jericoacoara, que prevê a construção de um EMISSÁRIO SUBMARINO.

Conforme descrito e relatado no projeto, a população fica bastante temerosa com projetos dessa magnitude e que teve pouca transparência, falta de informação para os moradores....

O Conselho Comunitário de Jericoacoara precisa da sua AJUDA.Com o passar do tempo, uma parte de nossa estrutura precisa de manutenção para continuarmos desenvolvendo e apoiando as atividades oferecidas a comunidade na sede da entidade.

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Desde de 2020, que a PMJJ através de seu Prefeito Lindbergh Martins tenta a todo custo descaracterizar a área da praia da malhada. Talvez o projeto seja até de grande relevância ecológica, mas nos causa espanto/estranheza a insistência de retomar esse projeto por diversas vezes mesmo a comunidade já manifestando algumas vezes a sua contrariedade na...

Na data do dia 09 de dezembro de 2021, ocorreu na câmara de vereadores de Jijoca de Jericoacoara, uma Audiência Pública para mais uma vez tentar se chegar a um consenso quanto aos padrões de ruídos na Vila de Jericoacoara.