CCJ PARTICIPA DE REUNIÃO GT BANDEIRA AZUL

09/05/2019

Na tarde de ontem, o Presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, Elenildo Silva, participou da reunião do GT Bandeira azul da praia de Jericoacoara. Especificamente a praia da malhada.

A reunião teve a presença do Icmbio, cagece, Setma, Secretária Regional de Jericoacoara, alguns moradores e empresários do entorno da praia da malhada.

O programa visa melhorar a estrutura mínima, acessibilidade e o bem receber dos turistas e moradores!

Após a reunião, fomos a campo para ver como seria mais ou menos a questão da estrutura de apoio.

Para receber a certificação, a praia precisa cumprir dezenas de requisitos, como: Exames constantes da qualidade da água, boa sinalização, salva-vidas no local, estrutura de banheiros, local totalmente acessível... critérios completos no endereço: https://bandeiraazul.org.br/wp-content/uploads/2019/08/CRIT%C3%89RIOS-BANDEIRA-AZUL-PRAIAS.pdf

Atualmente no Brasil, apenas 6 praias são certificadas: Apenas uma nordeste.

Mais informações, nas próximas reuniões!

O que é o programa Bandeira Azul?

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education - Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.

O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul.

Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável; hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança.