PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA PNJ E ESTADO DO CEARA

10/05/2023

Prezados Moradores,

Tivemos acesso ao documento do governo do estado do Ceará, entregue ao Ministério do Meio ambiente com a PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Jericoacoara, que está circundada pelo PNJ, vem se consolidando cada vez mais como um dos maiores destinos turísticos, não só do Estado do Ceará, mas do País e do mundo.

Anualmente, a vila é visitada por milhares de turistas, nacionais e estrangeiros. A atividade turística predomina em Jericoacoara, principalmente devido à sua qualidade paisagística, de rara beleza cênica, tendo a instituição do PNJ um importante papel em sua conservação.

Por esse grande potencial turístico, há toda uma movimentação da economia local em torno da Vila de Jericoacoara, o que acaba gerando empregos e oportunidades de renda para diversas famílias, muitas, inclusive, de outras localidades próximas. Enquanto, para muitos, a Vila de Jericoacoara é vista apenas como destino turístico, local de passeio, para milhares de pessoas que sobrevivem do comércio e da atividade econômica local, a Vila é essencial para o sustento de suas famílias.

Diante do desafio de promover a preservação ambiental aliada ao desenvolvimento local, tem-se o ordenamento das atividades turísticas e a construção de infraestruturas básicas para controle e apoio ao uso público no Parque Nacional de Jericoacoara como ações fundamentais para conservação de seus ambientes e atrativos naturais, de forma a garantir a sustentabilidade do turismo em Jericoacoara.

A PROPOSTA tem como objetivo geral o estabelecimento, entre a União, o ICMBio e o Estado do Ceará, da gestão do Parque Nacional de Jericoacoara de forma

compartilhada, priorizando o fortalecimento das comunidades do entorno e o

desenvolvimento do turismo ecológico, para melhor consecução da preservação dos

ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica do PNJ.

Últimas Notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

Fica revogada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 02070003311202246. Objeto: Seleção da proposta mais vantajosa para a contratação de CONCESSÃO destinada à prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, incluindo o...

Hoje(22/08), o Conselho Comunitário de Jericoacoara esteve na 53ª reunião ordinária/2023 do conselho gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, onde foram tratados alguns assuntos e a apresentação das atividades, tendo como destaque a operação férias de julho coordenada pelo ICMBIO local. Foram aplicadas 56 multas simples no valor de R$622.300,00,...

Ata da reunião do edital de convocação para a eleição de membros do Conselho Comunitário de Jericoacoara - CCJ conforme publicação no dia primeiro de agosto de dois mil e vinte e três no site do CCJ, Instagram, Facebook e afixado em nossa sede social localizada na rua Principal, s/n.

Aos quinze dias do mês de agosto de...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.