PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA PNJ E ESTADO DO CEARA

10/05/2023

Prezados Moradores,

Tivemos acesso ao documento do governo do estado do Ceará, entregue ao Ministério do Meio ambiente com a PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Jericoacoara, que está circundada pelo PNJ, vem se consolidando cada vez mais como um dos maiores destinos turísticos, não só do Estado do Ceará, mas do País e do mundo.

Anualmente, a vila é visitada por milhares de turistas, nacionais e estrangeiros. A atividade turística predomina em Jericoacoara, principalmente devido à sua qualidade paisagística, de rara beleza cênica, tendo a instituição do PNJ um importante papel em sua conservação.

Por esse grande potencial turístico, há toda uma movimentação da economia local em torno da Vila de Jericoacoara, o que acaba gerando empregos e oportunidades de renda para diversas famílias, muitas, inclusive, de outras localidades próximas. Enquanto, para muitos, a Vila de Jericoacoara é vista apenas como destino turístico, local de passeio, para milhares de pessoas que sobrevivem do comércio e da atividade econômica local, a Vila é essencial para o sustento de suas famílias.

Diante do desafio de promover a preservação ambiental aliada ao desenvolvimento local, tem-se o ordenamento das atividades turísticas e a construção de infraestruturas básicas para controle e apoio ao uso público no Parque Nacional de Jericoacoara como ações fundamentais para conservação de seus ambientes e atrativos naturais, de forma a garantir a sustentabilidade do turismo em Jericoacoara.

A PROPOSTA tem como objetivo geral o estabelecimento, entre a União, o ICMBio e o Estado do Ceará, da gestão do Parque Nacional de Jericoacoara de forma

compartilhada, priorizando o fortalecimento das comunidades do entorno e o

desenvolvimento do turismo ecológico, para melhor consecução da preservação dos

ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica do PNJ.

Últimas Notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

Na data de hoje ( 31/05/2023) tivemos a reunião para escolha da nova diretoria do COMTUR ( Conselho Municipal do Turismo ).

Nesse mês de maio de 2023 o CONSELHO COMUNITÁRIO DE JERICOACOARA se reuniu na sua sede com os Professores Marcelo Oliveira Soares, Tommaso Giarrizzo e alunos da UFC ( Universidade Federal do Ceará ) e INSTITUTO LABOMAR para apresentação do PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DO POLO TURÍSTICO DE JERICOACOARA.