PROTOCOLOS DE NAVEGAÇÃO PRAIA DA MALHADA JERI - AJK

25/07/2020

Caros Kitesurfistas:

Tendo em consideração as regras em vigor, e ouso compartilhado da ´praia da Malhada por diversos segmentos da atividade náutica e banhistas, viemos compartilhar com a Comunidade Náutica local, visitantes, moradores,empresários, entidades publicas e demais interessados no uso do local, esse INFORMATIVO para todos estarem cientes e atualizados sobre os perigos naturais, Normas e as Recomendações para a prática do Kitesurf no local.

PERIGOS NATURAIS- ADVERTÊNCIAS
. Presença de obstáculos naturais dentro e fora da agua (formações rochosas ), não sempre visíveis,
. Sombra do serrote interferindo no vento e ocasionando turbulência e vácuo de vento .
. Espaços estreitos e limitados para desembarque na maré alta.
. Curvatura Natural da costa, que ocasiona deriva pronunciada na hora de naufrágios acontecerem.

NORMATIVA LOCAL
Existe Portaria do ICMBio e decreto municipal limitando as áreas de uso da Malhada ( anexamos mapa), que determina:
. Zona de EXCLUSÃO da navegação a Vela, exclusiva para banhistas e surf : área mais próxima ao serrote.
. Zona LIVRE da navegação a Vela, exclusiva para WINDSURF e KITESURF, (Permite o surf) : área mais próxima das pedras.
. Serviço de Resgate em Jeri é feito por empresas privadas que encerram seus serviços as 17hs.

NORMATIVA NACIONAL E INTERNACIONAL
. As Regras de Prioridade Náutica colocam nossa atividade KITESURF, como últimos na prioridade de passo perante outras embarcações náuticas.
. O Desembarque Emergencial ´em zonas de Exclusão é permitido para garantir a segurança e a vida humana no mar.
. A atividade náutica de Kitesurf é considerada embarcação de arrasto pela Marinha do Brasil o que só permite sua pratica a 200 metros da praia nas áreas de uso compartilhado com banhistas.

RECOMENDAÇÕES AJK
. 1-O Spot é indicado para VELEJADORES EXPERIENTES, autônomos e com conhecimento depurado das técnicas de Auto-resgate e segurança individual.
. 2-É necessário CONHECIMENTO LOCAL das condições naturais do local, pelo que desaconselhamos o uso para visitantes, pelo que pedimos a colaboração do empresariado local, especialmente médios de hospedagem, para orientar os turistas ao NÃO USO do local por velejadores ocasionais em férias.
. 3-AULAS de Kitesurf NÃO DEVEM ser ministradas no local,e todas as escolas cadastradas na AJK respeitam esse principio.

4- CORRETO USO DAS ÁREAS:
.Na área de Exclusão o velejador deve manter-se a200mts da praia.
.Na área Livre, devem respeitar-se as normas de prioridade náutica.
.Desaconselha-se a navegação na maré alta,solicitando extremar os cuidados no caso de ser realizada, e ter conhecimento do corredor sem pedras para desembarque.
. Solicitamos e reiteramos perante as autoridades a necessidade de SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO ZONEAMENTO no local.
. Solicitamos o Auxilio do Corpo de Bombeiros locais na correta informação e fiscalização conjunta das zonas delimitadas.

5- DESEMBARQUE:
. é permitido sempre e quando o velejador conheça as particularidades do local.
. Recomenda-se ter apoio em terra para o pouso seguro dos equipamentos.
. Desaconselha-se o desembarque nos horários de maré alta, orientando a derivada e pouso na Duna. . Desaconselha-se o desembarque de Grupos Massivos de kitetrips na área, a menos que acompanhados por guias experientes em terra e na agua.
. Só é permitido desembarque na área de exclusão quando for necessário para garantir a segurança do velejador.

6- RESGATE:
. Recomendamos evitar o velejo após 17hs, salientando que o velejador que optar pela navegação em dito horário, assume plena responsabilidade civil sobre sua vida, reconhecendo a possibilidade de deriva no mar aberto, assim como da perda dos equipamentos,
. Desaconselha-se a navegação no local, por velejadores que não possuam capacidade de orça constante e sejam incapazes de fazer up-wind suficiente para garantir um desembarque seguro.
. Solicitamos a Cooperação de toda nossa comunidade marítima, no auxilio dos resgates que vierem acontecer, dando apoio ao corpo de Bombeiros local, salientando que possuímos duas turmas de kitesurfistas treinados no programa Kitesurf Guarda-vidas.

Solicitamos e Reiteramos a necessidade de fiscalização e sinalização náutica no local, e nos colocamos a inteira disposição das autoridades para colaborar em dito processo, tendo apresentado já proposta formal sobre o assunto. Convocamos a Nossa comunidade Kitesurfista afazer uso do Bom senso para todos juntos fazer da Malhada um exemplo de convívio pacífico,consciente e de respeito por toda a comunidade.

DIRETORIA AJK


PROTOCOLOS EM IMAGENS