O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou pela manutenção da suspensão da cobrança de ingressos para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), em pausa desde janeiro, por decisão da Justiça Federal.A 18ª Vara Federal do Ceará, em Sobral (Região Norte), reuniu as partes interessadas em audiência pública na última semana.
A partir dos...
REUNIÃO CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERI

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.
Diversos órgãos como ICMBIO, BNDES, MMA, associações, cooperativas estavam presentes, onde foram apresentados slides de vários estudos sintéticos e o que planejam fazer em nossa unidade.

Segundo o estudo, hoje o parque nacional de Jericoacoara recebe por volta de 1.2 milhão de pessoas por ano, é o terceiro mais visitado do país, ficando atrás apenas de Iguaçu (RS) e Tijuca (RJ). Mas, se formos comparar com os parques Americanos, onde tem uns que chegam a 14 milhões de visitantes ano, nota-se que ainda temos muito a investir e crescer.
Foi mostrado várias fotos de parques antes da CONCESSÃO e depois, onde demonstra um aumento na qualidade estrutural, no atendimento e acima de tudo aumento na visitação.
Já em nosso parque, a base legal é regida pela LEI Nº 13.668, DE 28 DE MAIO DE 2018
" Art. 14-C. Poderão ser concedidos serviços, áreas ou instalações de unidades de conservação federais para exploração de atividades de visitação voltadas a educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza, precedidos ou não da execução de obras de infraestrutura, mediante procedimento licitatório regido pela Lei Nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.
O processo é composto de muitas fases, começando pelo PLANO DE MANEJO, ESTUDOS ESPECIALIZADOS (estamos aqui), CONSULTA PÚBLICA, CONSOLIDAÇÃO CONTRIB, MARKET SOUNDING, AVALIAÇÃO PELO TCU, LANÇAMENTO DO EDITAL, SESSÃO PÚBLICA CONCORRÊNCIA e ASSINATURA DO CONTRATO. Isso levará mais de um ano para chegarmos a última etapa do processo, se não tiver entrave em alguma avaliação.
Os investimentos previstos até o fim do contrato (20 a 30 anos) giram em torno de 110 milhões de reais, sendo 90% desse montante são obrigatórios e devem ocorrer nos primeiros 5 anos.
Diversas intervenções estão propostas, como trilhas, instalações, cercamento do parque, construção e reforma de pontes, entre outras. No total serão 130 e vamos enviar oficio a chefia do parque solicitando o detalhamento completo para não termos surpresas.
Muito importante garantir, que não haverá intervenção nas portarias de serviços turísticos, onde o concessionário não poderá operar serviços de transporte e passeios turísticos.
Vamos aguardar os próximos passos e vamos informando a população de cada mudança.
Imagens do estudo
Últimos post de notícias
Seja o primeiro a ler as novidades!
O Consórcio Dunas foi o grande vencedor do processo de concessão de serviços de apoio à visitação no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, realizado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). O empreendimento é formado pelo Grupo Cataratas junto com a Construcap, construtora presidida por Roberto Ribeiro Capobianco. Alvo da Lava Jato em 2016, o...
Decisão responde à Ação Civil Pública impetrada pelo município de Jijoca de Jericoacoara, que questiona métodos do ICMBio e da Urbis, concessionária do parque
Documento disponível no Diário Oficial do Estado confirma aquilo que a comunidade sempre soube: As terras da família Machado sempre foram ao sul do Parque Nacional, e não existia nenhuma propriedade privada na área quando o Governo do Estado realizou a regularização fundiária de Jericoacoara.
Uma análise feita pela Engenheiro cartográfico Dr. Paulo Roberto Lopes Thiers sobre a topografia registrada no cartório de Jijoca em 2007, que aumenta a área de 441,04 para 924,49 hectares não pode ter sido realizada em campo.
A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) informa que, considerando as questões trazidas pela comunidade da Vila de Jericoacoara sobre a cadeia dominial do imóvel, realizará uma série de diligências a fim de ouvir outros órgãos e aprofundar a análise de todos os pontos colocados. O objetivo da Procuradoria é garantir a segurança jurídica com...
O redemoinho jurídico imobiliário que está remexendo as areias e os assuntos da vila de Jericoacoara, com a história da mulher que se apresentou como proprietária de parte daquelas terras, tem um novo sopro. Desta vez, a princípio, coincidente com a demanda da comunidade. Diante da repercussão e proporção que o caso tomou, a Procuradoria Geral do...
O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, nesta sexta-feira (25/10) expediu recomendação ao Estado do Ceará, à Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e ao Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), para que, imediatamente, suspendam o trâmite de eventual acordo que...