REUNIÃO DIRETORIA DA CAGECE E PMJJ EM FORTALEZA

04/08/2023

Dando sequência no cumprimento das pautas da última reunião e com a insuficiência de dados por parte da prefeitura do projeto da estação de tratamento e emissário submarino, o Conselho Comunitário solicitou ao Prefeito Lindbergh Martins que intermediasse uma reunião com a diretoria da CAGECE ( cia de água e esgoto do Ceará ) para que a empresa fosse transparente, já que nem o CCJ e nem a PMJJ dispunham de informações detalhadas.

A reunião foi marcada na sede da CAGECE em Fortaleza nessa sexta-feira (04) e estavam presentes os diretores do Conselho, Lucas Herrero, Lucimar Marques, Ana Joice, representando o movimento #unidosporjeri Delphine Estevenet, pela prefeitura o prefeito Lindbergh Martins, da autarquia a Superintendente Bené Neta, da Secretário de Infra-estrutura Edineldo Freitas e da CAGECE o Diretor Presidente Neuri Freitas, o Diretor das unidades do interior Carlos Salmito, o Diretor de Engenharia José Carlos Asfor, o Superintendente de Obras Richard Brown e o Gerente de Obras do interior Marcelo Henrique.

O projeto já está com seis anos entre criação, aprovação, financiamento, licitação e foi falado que o mesmo teve várias reuniões, audiência pública e outros encontros. Se teve foi com um grupo seleto de pessoas e não teve nenhuma reunião com o Conselho Comunitário nessa fase inicial do projeto. Segundo a direção eles estão com total apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara e Ministério Público do Estado do Ceará. Quanto ao MP, estamos aguardando o parecer referente ao abaixo-assinado que protocolamos solicitando a mudança de local.

Questionados sobre o local da estação de tratamento e a possibilidade de mudança, o diretoria executiva foi enfática em dizer que a escolha foi técnica e essa mudança demandaria muito tempo para aprovação novamente e que possivelmente Jericoacoara não aguentaria, pois o solo já está sobrecarregado e saturado.

Segundo informações atualizadas, o projeto já está em torno de R$50.500.000,00 ( cinqüenta milhões e quinhentos mil reais ) e nesse montante está incluso uma pracinha e campo de futebol na área do pólo. A promessa é terminar até outubro de 2023 esses dois itens.

Foi dada uma sugestão para que pelo menos mudasse um pouco o padrão arquitetônico do projeto para deixar com um visual mais rústico e a possível retirada dos pontos coleta de esgoto da praia principal. Nesse quesito, o presidente do CCJ ficou responsável por montar um grupo de trabalho entre CCJ, UNIDOSPORJERI, PMJJ, CAGECE( técnicos ).

Nessa ocasião, protocolamos o oficio com o Presidente da CAGECE com quase 600 assinaturas que são a FAVOR do projeto, mas CONTRA o local da estação de tratamento.

Importante frisar, que ao chegarmos para reunião o Prefeito Lindbergh Martins já estava na sala com a diretoria da CAGECE, com certeza para alinhar o que seria falado e que estava com o comportamento bem diferente de quando estava na reunião em nossa sede há alguns dias.

Os diretores da CAGECE demonstraram arrogância e sarcasmo em alguns momentos nas falas sobre o projeto.

No caso do CCJ, faltou alguns dados para contra argumentar alguns pontos colocados na mesa de discussão.

Mas, sigamos em frente.

Leia as notícias mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

Fica revogada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 02070003311202246. Objeto: Seleção da proposta mais vantajosa para a contratação de CONCESSÃO destinada à prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, incluindo o...

Hoje(22/08), o Conselho Comunitário de Jericoacoara esteve na 53ª reunião ordinária/2023 do conselho gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, onde foram tratados alguns assuntos e a apresentação das atividades, tendo como destaque a operação férias de julho coordenada pelo ICMBIO local. Foram aplicadas 56 multas simples no valor de R$622.300,00,...

Ata da reunião do edital de convocação para a eleição de membros do Conselho Comunitário de Jericoacoara - CCJ conforme publicação no dia primeiro de agosto de dois mil e vinte e três no site do CCJ, Instagram, Facebook e afixado em nossa sede social localizada na rua Principal, s/n.

Aos quinze dias do mês de agosto de...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.