REUNIÃO PADRÕES DE RUÍDOS NA VILA DE JERI

20/10/2021

No data do dia 14/10/2021, participamos de mais uma reunião com a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara na câmara de vereadores para tratar sobre o DECRETO Nº 2021.08.04.02 que regulamenta os padrões de emissão de ruídos e vibrações na Vila de Jericoacoara.

Estavam presentes prefeito Lindbegh Martins, Procurador Ary Leite, Superintendente da Autarquia Benedita Neta, Lucas Herreiro, Presidente do Conselho Comunitário, Marcelo Laurino, representante do Conselho Empresarial de Jericoacoara, Vereador Reginaldo Jeri, representantes do BPtur, Juscelino Secretário de turismo, fiscais de meio ambiente, empresários de músicas e eventos da rua principal, entre outros moradores.

Teve um breve debate, onde todos tiveram a palavra e chegamos ao um consenso que do jeito que está não pode continuar. São muitas denuncias feitas na prefeitura, policia e ministério público que até o momento não se manifestou.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, ALGAZARRA, DESORGANIZAÇÃO... entre outros adjetivos que não postaremos aqui.

A decisão em conjunto, foi manter o som em 70 decibéis. Caso as casas queiram aumentar seu som, terão de fazer o ajuste acústico em seus estabelecimentos. A partir do próximo ano, os estabelecimentos que fazem eventos, só receberão seus alvarás mediante apresentação do laudo acústico.

Nós do Conselho Comunitário de Jericoacoara manifestamos nosso reconhecimento e apoio à Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara pela publicação do DECRETO Nº 2021.10.15.02 que regulamenta os padrões de ruídos e vibrações na Vila de Jericoacoara.

Consideramos que o limite de 70 decibéis garante aos moradores e turistas diversão dentro das regras de uma conduta civilizada. Somos a favor da diversão, pois vivemos do turismo. Porém, o volume do som produzido por alguns estabelecimentos estava excessivo e insuportável, prejudicando moradores, comerciantes e os próprios turistas.

Estávamos assistindo a um tipo de "guerra" de sons dentro da Vila e em diversas ocasiões solicitamos à Prefeitura e Ministério público medidas que coibissem os excessos.

DECRETO Nº 2021.10.15.02 DE 15 DE OUTUBRO DE 2021

Notícias mais recentes

Leia o que há de novo essa semana

Está em execução pela CAGECE, o projeto de Ampliação e Melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Jericoacoara, que prevê a construção de um EMISSÁRIO SUBMARINO.

Conforme descrito e relatado no projeto, a população fica bastante temerosa com projetos dessa magnitude e que teve pouca transparência, falta de informação para os moradores....

O Conselho Comunitário de Jericoacoara precisa da sua AJUDA.Com o passar do tempo, uma parte de nossa estrutura precisa de manutenção para continuarmos desenvolvendo e apoiando as atividades oferecidas a comunidade na sede da entidade.

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Desde de 2020, que a PMJJ através de seu Prefeito Lindbergh Martins tenta a todo custo descaracterizar a área da praia da malhada. Talvez o projeto seja até de grande relevância ecológica, mas nos causa espanto/estranheza a insistência de retomar esse projeto por diversas vezes mesmo a comunidade já manifestando algumas vezes a sua contrariedade na...

Na data do dia 09 de dezembro de 2021, ocorreu na câmara de vereadores de Jijoca de Jericoacoara, uma Audiência Pública para mais uma vez tentar se chegar a um consenso quanto aos padrões de ruídos na Vila de Jericoacoara.