MORADORES DE JERI VÃO AS RUAS CONTRA A POLUIÇAO SONORA

04/12/2021

Entre as reivindicações está o cumprimento das leis sobre uso de caixas de som, som exacerbado na rua principal e equipamentos de som automotivo.

Os moradores da Vila de Jericoacoara, a cerca de 300 km de Fortaleza, realizaram nesse sábado, 4 de dezembro, manifestação contra a poluição sonora. Os manifestantes se concentraram a partir das 16h30 na Praia Principal, próximo à Duna do Pôr do Sol e a manifestação teve início às 17h15, seguindo pela Rua do Forró, Beco do Forró, Rua Principal e terminando na Praça Principal, onde foi realizado um abraço simbólico e silencioso na praça.

O objetivo da manifestação é sensibilizar empresários, moradores, proprietários de veículos e visitantes sobre os impactos negativos provocados pela proliferação de equipamentos de som automotivo e de caixas de som, bem como pelo alto volume praticado em alguns bares, que se envolvem em uma verdadeira disputa musical, tornando muitas vezes impossível distinguir as músicas tocadas. A poluição sonora tem transformado Jericoacoara em um local ruidoso, afastando da Vila turistas que buscam descanso, práticas esportivas e o turismo ecológico, além de gerar graves prejuízos a moradores, sobretudo idosos e crianças que vêm tendo o direito ao lazer e descanso desrespeitado.

Os manifestantes pretendem chamar a atenção para a urgência de se ordenar as atividades comerciais que utilizam música, para que os ruídos e conflitos sejam substituídos por um convívio harmonioso entre moradores e turistas em busca de diversão e boa programação musical. Entre as reivindicações estão a adequação da estrutura acústica dos estabelecimentos, caso possível, o uso moderado do som por parte de veículos, e o cumprimento da lei municipal que proíbe o uso de caixas de som na Vila, bem como das leis relativas aos horários de trabalho na construção civil e regularização dos escapamentos de carros e motos. Os moradores esperam com tal mobilização contribuir para que esse belo e importante destino turístico brasileiro resgate o charme e a tranquilidade que o tornaram procurado e reconhecido nacional e internacionalmente.

A poluição sonora é hoje um problema enfrentado em todo o País, gerando muitos conflitos, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, mas o fenômeno é particularmente grave por encontrar-se a Vila de Jericoacoara nas imediações de um parque de preservação ambiental. A poluição sonora impede de se ouvir os sons da natureza e certamente afeta o próprio meio ambiente. A manifestação visa, pois, promover uma reflexão e uma mudança cultural urgente, que permita a apreciação da boa música, o lazer e o respeito aos direitos individuais e coletivos, e assim o convívio pacífico entre a comunidade e os que trabalham com atividades turísticas.

Não somos contra a música e sim contra o desrespeito com as pessoas da Vila de Jericoacoara.

Últimas notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

Está em execução pela CAGECE, o projeto de Ampliação e Melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Jericoacoara, que prevê a construção de um EMISSÁRIO SUBMARINO.

Conforme descrito e relatado no projeto, a população fica bastante temerosa com projetos dessa magnitude e que teve pouca transparência, falta de informação para os moradores....

O Conselho Comunitário de Jericoacoara precisa da sua AJUDA.Com o passar do tempo, uma parte de nossa estrutura precisa de manutenção para continuarmos desenvolvendo e apoiando as atividades oferecidas a comunidade na sede da entidade.

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Desde de 2020, que a PMJJ através de seu Prefeito Lindbergh Martins tenta a todo custo descaracterizar a área da praia da malhada. Talvez o projeto seja até de grande relevância ecológica, mas nos causa espanto/estranheza a insistência de retomar esse projeto por diversas vezes mesmo a comunidade já manifestando algumas vezes a sua contrariedade na...

Na data do dia 09 de dezembro de 2021, ocorreu na câmara de vereadores de Jijoca de Jericoacoara, uma Audiência Pública para mais uma vez tentar se chegar a um consenso quanto aos padrões de ruídos na Vila de Jericoacoara.