MORADORES DE JERI VÃO AS RUAS CONTRA A POLUIÇAO SONORA

04/12/2021

Entre as reivindicações está o cumprimento das leis sobre uso de caixas de som, som exacerbado na rua principal e equipamentos de som automotivo.

Os moradores da Vila de Jericoacoara, a cerca de 300 km de Fortaleza, realizaram nesse sábado, 4 de dezembro, manifestação contra a poluição sonora. Os manifestantes se concentraram a partir das 16h30 na Praia Principal, próximo à Duna do Pôr do Sol e a manifestação teve início às 17h15, seguindo pela Rua do Forró, Beco do Forró, Rua Principal e terminando na Praça Principal, onde foi realizado um abraço simbólico e silencioso na praça.

O objetivo da manifestação é sensibilizar empresários, moradores, proprietários de veículos e visitantes sobre os impactos negativos provocados pela proliferação de equipamentos de som automotivo e de caixas de som, bem como pelo alto volume praticado em alguns bares, que se envolvem em uma verdadeira disputa musical, tornando muitas vezes impossível distinguir as músicas tocadas. A poluição sonora tem transformado Jericoacoara em um local ruidoso, afastando da Vila turistas que buscam descanso, práticas esportivas e o turismo ecológico, além de gerar graves prejuízos a moradores, sobretudo idosos e crianças que vêm tendo o direito ao lazer e descanso desrespeitado.

Os manifestantes pretendem chamar a atenção para a urgência de se ordenar as atividades comerciais que utilizam música, para que os ruídos e conflitos sejam substituídos por um convívio harmonioso entre moradores e turistas em busca de diversão e boa programação musical. Entre as reivindicações estão a adequação da estrutura acústica dos estabelecimentos, caso possível, o uso moderado do som por parte de veículos, e o cumprimento da lei municipal que proíbe o uso de caixas de som na Vila, bem como das leis relativas aos horários de trabalho na construção civil e regularização dos escapamentos de carros e motos. Os moradores esperam com tal mobilização contribuir para que esse belo e importante destino turístico brasileiro resgate o charme e a tranquilidade que o tornaram procurado e reconhecido nacional e internacionalmente.

A poluição sonora é hoje um problema enfrentado em todo o País, gerando muitos conflitos, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, mas o fenômeno é particularmente grave por encontrar-se a Vila de Jericoacoara nas imediações de um parque de preservação ambiental. A poluição sonora impede de se ouvir os sons da natureza e certamente afeta o próprio meio ambiente. A manifestação visa, pois, promover uma reflexão e uma mudança cultural urgente, que permita a apreciação da boa música, o lazer e o respeito aos direitos individuais e coletivos, e assim o convívio pacífico entre a comunidade e os que trabalham com atividades turísticas.

Não somos contra a música e sim contra o desrespeito com as pessoas da Vila de Jericoacoara.

Últimas notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

Fica revogada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 02070003311202246. Objeto: Seleção da proposta mais vantajosa para a contratação de CONCESSÃO destinada à prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, incluindo o...

Hoje(22/08), o Conselho Comunitário de Jericoacoara esteve na 53ª reunião ordinária/2023 do conselho gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, onde foram tratados alguns assuntos e a apresentação das atividades, tendo como destaque a operação férias de julho coordenada pelo ICMBIO local. Foram aplicadas 56 multas simples no valor de R$622.300,00,...

Ata da reunião do edital de convocação para a eleição de membros do Conselho Comunitário de Jericoacoara - CCJ conforme publicação no dia primeiro de agosto de dois mil e vinte e três no site do CCJ, Instagram, Facebook e afixado em nossa sede social localizada na rua Principal, s/n.

Aos quinze dias do mês de agosto de...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

Dando sequência no cumprimento das pautas da última reunião e com a insuficiência de dados por parte da prefeitura do projeto da estação de tratamento e emissário submarino, o Conselho Comunitário solicitou ao Prefeito Lindbergh Martins que intermediasse uma reunião com a diretoria da CAGECE ( cia de água e esgoto do Ceará ) para que a empresa...