REUNIÃO CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERI

24/02/2022

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Diversos órgãos como ICMBIO, BNDES, MMA, associações, cooperativas estavam presentes, onde foram apresentados slides de vários estudos sintéticos e o que planejam fazer em nossa unidade.

Segundo o estudo, hoje o parque nacional de Jericoacoara recebe por volta de 1.2 milhão de pessoas por ano, é o terceiro mais visitado do país, ficando atrás apenas de Iguaçu (RS) e Tijuca (RJ). Mas, se formos comparar com os parques Americanos, onde tem uns que chegam a 14 milhões de visitantes ano, nota-se que ainda temos muito a investir e crescer.

Foi mostrado várias fotos de parques antes da CONCESSÃO e depois, onde demonstra um aumento na qualidade estrutural, no atendimento e acima de tudo aumento na visitação.

Já em nosso parque, a base legal é regida pela LEI Nº 13.668, DE 28 DE MAIO DE 2018

" Art. 14-C. Poderão ser concedidos serviços, áreas ou instalações de unidades de conservação federais para exploração de atividades de visitação voltadas a educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza, precedidos ou não da execução de obras de infraestrutura, mediante procedimento licitatório regido pela Lei Nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

O processo é composto de muitas fases, começando pelo PLANO DE MANEJO, ESTUDOS ESPECIALIZADOS (estamos aqui), CONSULTA PÚBLICA, CONSOLIDAÇÃO CONTRIB, MARKET SOUNDING, AVALIAÇÃO PELO TCU, LANÇAMENTO DO EDITAL, SESSÃO PÚBLICA CONCORRÊNCIA e ASSINATURA DO CONTRATO. Isso levará mais de um ano para chegarmos a última etapa do processo, se não tiver entrave em alguma avaliação.

Os investimentos previstos até o fim do contrato (20 a 30 anos) giram em torno de 110 milhões de reais, sendo 90% desse montante são obrigatórios e devem ocorrer nos primeiros 5 anos.

Diversas intervenções estão propostas, como trilhas, instalações, cercamento do parque, construção e reforma de pontes, entre outras. No total serão 130 e vamos enviar oficio a chefia do parque solicitando o detalhamento completo para não termos surpresas.

Muito importante garantir, que não haverá intervenção nas portarias de serviços turísticos, onde o concessionário não poderá operar serviços de transporte e passeios turísticos.

Vamos aguardar os próximos passos e vamos informando a população de cada mudança.


Imagens do estudo

Últimos post de notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

Fica revogada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 02070003311202246. Objeto: Seleção da proposta mais vantajosa para a contratação de CONCESSÃO destinada à prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, incluindo o...

Hoje(22/08), o Conselho Comunitário de Jericoacoara esteve na 53ª reunião ordinária/2023 do conselho gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, onde foram tratados alguns assuntos e a apresentação das atividades, tendo como destaque a operação férias de julho coordenada pelo ICMBIO local. Foram aplicadas 56 multas simples no valor de R$622.300,00,...

Ata da reunião do edital de convocação para a eleição de membros do Conselho Comunitário de Jericoacoara - CCJ conforme publicação no dia primeiro de agosto de dois mil e vinte e três no site do CCJ, Instagram, Facebook e afixado em nossa sede social localizada na rua Principal, s/n.

Aos quinze dias do mês de agosto de...

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

Terminado o prazo legal do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, tivemos apresentação de duas chapas que serão votadas dia 15/08/2023 a partir das 19h pelos membros que estiverem em dia com a tesouraria do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

Dando sequência no cumprimento das pautas da última reunião e com a insuficiência de dados por parte da prefeitura do projeto da estação de tratamento e emissário submarino, o Conselho Comunitário solicitou ao Prefeito Lindbergh Martins que intermediasse uma reunião com a diretoria da CAGECE ( cia de água e esgoto do Ceará ) para que a empresa...