Sabe aquelas obras irregulares que tinha em Jeri? Pois é, agora é só pagar e está tudo certinho$!
REUNIÃO CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERI

No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.
Diversos órgãos como ICMBIO, BNDES, MMA, associações, cooperativas estavam presentes, onde foram apresentados slides de vários estudos sintéticos e o que planejam fazer em nossa unidade.

Segundo o estudo, hoje o parque nacional de Jericoacoara recebe por volta de 1.2 milhão de pessoas por ano, é o terceiro mais visitado do país, ficando atrás apenas de Iguaçu (RS) e Tijuca (RJ). Mas, se formos comparar com os parques Americanos, onde tem uns que chegam a 14 milhões de visitantes ano, nota-se que ainda temos muito a investir e crescer.
Foi mostrado várias fotos de parques antes da CONCESSÃO e depois, onde demonstra um aumento na qualidade estrutural, no atendimento e acima de tudo aumento na visitação.
Já em nosso parque, a base legal é regida pela LEI Nº 13.668, DE 28 DE MAIO DE 2018
" Art. 14-C. Poderão ser concedidos serviços, áreas ou instalações de unidades de conservação federais para exploração de atividades de visitação voltadas a educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza, precedidos ou não da execução de obras de infraestrutura, mediante procedimento licitatório regido pela Lei Nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.
O processo é composto de muitas fases, começando pelo PLANO DE MANEJO, ESTUDOS ESPECIALIZADOS (estamos aqui), CONSULTA PÚBLICA, CONSOLIDAÇÃO CONTRIB, MARKET SOUNDING, AVALIAÇÃO PELO TCU, LANÇAMENTO DO EDITAL, SESSÃO PÚBLICA CONCORRÊNCIA e ASSINATURA DO CONTRATO. Isso levará mais de um ano para chegarmos a última etapa do processo, se não tiver entrave em alguma avaliação.
Os investimentos previstos até o fim do contrato (20 a 30 anos) giram em torno de 110 milhões de reais, sendo 90% desse montante são obrigatórios e devem ocorrer nos primeiros 5 anos.
Diversas intervenções estão propostas, como trilhas, instalações, cercamento do parque, construção e reforma de pontes, entre outras. No total serão 130 e vamos enviar oficio a chefia do parque solicitando o detalhamento completo para não termos surpresas.
Muito importante garantir, que não haverá intervenção nas portarias de serviços turísticos, onde o concessionário não poderá operar serviços de transporte e passeios turísticos.
Vamos aguardar os próximos passos e vamos informando a população de cada mudança.
Últimos post de notícias
Seja o primeiro a ler as novidades!
Foi aprovado por unanimidade, na câmara de vereadores, o PROJETO DE LEI N. 066/2022 do executivo municipal de 26 de outubro de 2022.
Está em execução pela CAGECE, o projeto de Ampliação e Melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Jericoacoara, que prevê a construção de um EMISSÁRIO SUBMARINO.
Conforme descrito e relatado no projeto, a população fica bastante temerosa com projetos dessa magnitude e que teve pouca transparência, falta de informação para os moradores....
O CCJ PRECISA DE SUA AJUDA
O Conselho Comunitário de Jericoacoara precisa da sua AJUDA.Com o passar do tempo, uma parte de nossa estrutura precisa de manutenção para continuarmos desenvolvendo e apoiando as atividades oferecidas a comunidade na sede da entidade.
No dia de 10 de fevereiro de 2022, o Conselho Comunitário de Jericoacoara participou de uma reunião na igreja de pedra que tratava sobre o ESTUDO PRELIMINAR DA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.
Desde de 2020, que a PMJJ através de seu Prefeito Lindbergh Martins tenta a todo custo descaracterizar a área da praia da malhada. Talvez o projeto seja até de grande relevância ecológica, mas nos causa espanto/estranheza a insistência de retomar esse projeto por diversas vezes mesmo a comunidade já manifestando algumas vezes a sua contrariedade na...
Na data do dia 09 de dezembro de 2021, ocorreu na câmara de vereadores de Jijoca de Jericoacoara, uma Audiência Pública para mais uma vez tentar se chegar a um consenso quanto aos padrões de ruídos na Vila de Jericoacoara.
Entre as reivindicações está o cumprimento das leis sobre uso de caixas de som, som exacerbado na rua principal e equipamentos de som automotivo.